06/09/2014 20h20
Ideb põe em alerta ensino de 779 municípios no País
Os anos iniciais do ensino fundamental público em 779 municÃpios do PaÃs ficaram em "estado de alerta", segundo os dados do Ãndice Brasileiro da Educação Básica (Ideb) 2013, divulgados anteontem pelo Ministério da Educação (MEC). Isso significa que, do 1.º ao 4.º ano, em nenhuma dessas cidades o Ideb avançou, bateu as metas ou atingiu o nÃvel 6 - projeção feita pelo MEC para o Brasil em 2021, dentro de uma escala de zero a dez.
O total de cidades "reprovadas" corresponde a 14% do total de municÃpios do PaÃs. No caso da segunda fase do ensino fundamental, do 5.º ao 9.º ano, são 471 municÃpios na mesma situação de alerta - 8,5% das cidades brasileiras. Já para o ensino médio o ministério divulga somente as notas por Estados.
O número de cidades "em alerta" pode até ser maior, por causa da quantidade de municÃpios em que não é possÃvel fazer o cálculo de evolução por falta de nota em 2013 ou em 2011, ano da penúltima edição. As cidades que não têm o mÃnimo de participantes exigido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do MEC responsável por calcular o Ideb, não terão medição.
O recorte por avanços, metas e projeções dá melhor noção sobre a situação de cada cidade. Especialistas são bastante crÃticos em relação aos rankings que tentam listar Estados, municÃpios ou escolas e desconsideram outros fatores que permitem aprofundar a análise dos dados. Outro problema das médias é esconder o impacto de cada um dos componentes do Ideb - as notas de aprendizagem em Português e Matemática e o nÃvel de aprovação, que mede a evasão e a repetência. Como as polÃticas de fluxo escolar são um caminho mais fácil para melhorar o Ideb, em alguns casos as variações de aprendizagem registram piora, porém não ficam no centro das análises.
A Região Sudeste, embora seja a mais rica do PaÃs, é a que concentra a maioria dos municÃpios em "estado de alerta" nos últimos anos do fundamental. São 196 municÃpios, de 471 - 41,6% do total. Entre os paulistas, são 49 nessa situação.
Já no caso dos anos iniciais do fundamental, 224 cidades com o sinal vermelho ligado pertencem ao Sudeste - 28,8% do total de cidades reprovadas. Desse grupo, 41 se localizam no Estado de São Paulo.
Diagnóstico
O cenário é preocupante, sobretudo ao se considerar que na maioria dos municÃpios em "estado de alerta" o Ãndice não ficou estagnado, mas recuou. No Congresso Nacional, tramita há oito anos o projeto de Lei de Responsabilidade Educacional, que tornaria inelegÃvel por cinco anos o prefeito que piorar os Ãndices locais de qualidade de educação.
Os defensores do projeto acreditam que a lei seria uma ferramenta jurÃdica para que a Defensoria Pública e o Ministério Público cobrassem resultados dos gestores na Justiça, com chances de punição por improbidade administrativa. A oferta de ensino de qualidade é prevista pela Constituição, mas não há punições previstas para o descumprimento.
Já os crÃticos à proposta acreditam que a lei incentivaria uma "caça à s bruxas" e a melhora de dados depende da quantidade de recursos de cada prefeitura, o que tende a melhorar com a maior participação de verbas do governo federal prevista no Plano Nacional de Educação (PNE), aprovado em junho. Outro argumento é que o Ideb pode ser afetado por problemas circunstanciais, como uma greve longa de professores da rede.
Fonte: Estadão Conteúdo