3º Canta del-Rei começa na quinta-feira (07) com publicação de livro e apresentações
A abertura oficial do 3º Festival Nacional de Corais de São João del-Rei (MG) – Canta del-Rei – acontece dia 07 de junho, quinta-feira, às 19h, no Teatro Municipal. Na noite, haverá a publicação do livro “Compositor homenageado 3º canta del-Rei : 2012 : Padre José Maria Xavier : biografia e obras”, seguida de apresentação de nove corais. No mesmo dia, na Igreja São Gonçalo Garcia, cantam mais nove corais, a partir das 20h.
No sábado, 09, às 10h30 sai o cortejo de corais do Largo do Rosário, em direção ao Teatro Municipal. As apresentações de corais seguem o dia todo, com destaque para o Coro de Câmara da Escola Municipal de Pitea, Suécia, às 21h, no teatro.
E no dia 10, domingo, ocorre o fechamento do evento com o coral Canta del-Rei, formado pelos grupos participantes do festival na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Mercês, às 10h30.
O professor e músico, Abgar Campos Tirado, conta que o festival cresce a cada ano. Segundo ele, as apresentações serão ainda mais expressivas pelo que representa Padre José Maria Xavier para a música brasileira. “Ele é um compositor caracteristicamente são-joanense. É de grande importância essa homenagem no Canta del-Rei”, diz.
O professor de Música explica que as obras do compositor são executadas constantemente nas missas, solenidades religiosas e Semana Santa de São João del-Rei e região. Para ele, José Maria Xavier é muito conceituado. Sua obra já foi executada por todo o Brasil e em países como Estados Unidos e França. “Sua música é de grande beleza, quanto mais divulgada melhor”.
Padre José Maria Xavier
De acordo com Abgar Campos, Padre José Maria Xavier é um compositor de música sacra de características particulares. Entre suas características, destacam-se o coro, blocos harmônicos e os instrumentos solistas como violino, flauta, clarineta e trompete que fazem a melodia. “É uma música de personalidade muito própria. Padre José Maria Xavier é sem dúvida um grande compositor”, assinala o professor.
Até hoje, sua obra é executada em São João del-Rei e região, principalmente nas solenidades de Semana Santa. Padre José Maria Xavier é muito conceituado no meio acadêmico. Ele é, inclusive, patrono da cadeira número 12 da Academia Brasileira de Música, sediada no Rio de Janeiro.
Hotéis e restaurantes
O presidente da Associação Comercial e Industrial de São João del-Rei (ACI del-Rei), João Fonseca, explica que as pousadas, os hotéis, os restaurantes e os bares terão um retorno muito positivo durante o evento. “A rede de bares e restaurantes tem retorno direto e indireto na vinda de músicos, parente e amigos e com o público que movimenta o turismo na cidade para ver as apresentações”, diz.
Para o coordenador dos Núcleos da ACI del-Rei, Gelton Rodrigues Vale, o Canta del-Rei é um evento cultural que fomenta a o setor artístico de entretenimento do município, incentivando direta e indiretamente a economia da cidade e atraindo um bom número de turistas e de publico de nossa região. “Temos bares e restaurantes que serão freqüentados pelo público do festival, ajudando a expandir as opções culturais e movimentar economicamente a cidade”, comenta.