Estados Unidos, Argentina e China são os principais países que as micro, pequenas e médias empresas mineiras exportam. Das empresas no estado que vendem produtos e serviços para outros países, 51% são micro e pequenas, porém elas representam 0,8% do valor total exportado. As barreiras e as motivações que impulsionam os pequenos negócios a exportarem são apontadas pela pesquisa do Sebrae Minas sobre a Internacionalização dos Negócios.
De acordo com a pesquisa, feita com 245 empresários mineiros, as principais dificuldades internas encontradas pelas empresas para exportar são: custo alto em transporte e serviços (63%), dificuldade em oferecer crédito aos clientes (48%) e problema em exercer um controle efetivo sobre os intermediários (46%). Já as barreiras externas destacadas foram: variação na taxa de câmbio (66%), concorrência externa (63%) e os tramites para exportar (58%).
Por outro lado, os empresários informaram as principais motivações para exportarem, entre elas, a demanda internacional frequente por seu produto e serviço (47%), expansão do negócio (41%) e a diversificação do mercado (29%).
O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados exporta quatro vezes ao ano. A pesquisa também apontou que a exportação tem um peso relevante para as micro, pequenas e médias empresas que exportam, já que para 43% das empresas o mercado externo representa de 1% e 25% do faturamento ou 29,5% das vendas anuais.
Em relação a gestão do negócio, o estudo destacou aspectos que favorecem e vão na contra mão da exportação. Entre os pontos fortes das empresas estão o foco na oferta de novas linhas de produtos e serviços e a utilização de estratégias competitivas. Já a tendência de favorecimento de projetos de baixo risco com rendimento certo, a postura cautelosa diante das incertezas e a propensão para desenvolver projetos de baixo risco são aspectos que desfavorecem a exportação.
Expectativas
Para os próximos cinco anos, as metas das empresas exportadoras envolvem: expansão dos negócios por meio de novos investimentos, atendimento a novos mercados e aumento da participação no mercado interno.
Perfil exportador
A pesquisa também avaliou o perfil do empresário e da empresa que exporta. De acordo com o estudo, 68% dos entrevistados são homens, em média com 41 anos e em sua maioria (80%) possuem graduação ou pós graduação completa. Além disso, a participação de familiares na gestão do negócio é expressiva (55,5%) e 41% têm mais de 20 anos de mercado.