07/09/2014 17h45
Marcha Grito dos Excluídos mobiliza mil pessoas em SP
Cerca de mil manifestantes participaram da 20ª edição da Marcha Grito dos ExcluÃdos no centro de São Paulo neste domingo, 7, segundo a PolÃcia Militar. Já de acordo com os organizadores, foram cerca de 4,5 mil pessoas. Desde 1995, 0 protesto acontece tradicionalmente em várias cidades no dia 7 de setembro, em que se comemora a independência do Brasil. O lema deste ano foi "Ocupar ruas e praças por liberdade e direitos", em referência à s manifestações populares de junho de 2013.
O Grito dos ExcluÃdos congrega diversos movimentos sociais. Segundo os organizadores, a passeata também aconteceu em outras 11 cidades de São Paulo: Guarulhos, Santos, JundiaÃ, Campinas, Aparecida do Norte, São José dos Campos, Salto, Promissão, Itupeva, Andradina e Americana.
Na capital, o grupo se concentrou na Praça Oswaldo Cruz, no ParaÃso, a partir das 9h, informou a PM. Com faixas e bandeiras, as pessoas pediam por reforma polÃtica e "padrão Fifa" para direitos básicos da população de baixa renda. "Falta de água é desgoverno dos tucanos", dizia um dos cartazes. "Constituinte já", pedia outro. O protesto foi pacÃfico e não houve detidos.
Por volta das 11h50, a manifestação interditava completamente a Avenida Paulista no sentido Rua da Consolação, disse a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A passeata prosseguiu pela Avenida Brigadeiro LuÃs Antônio, sentido bairro, até chegar à Praça Armando de Sales Oliveira, onde fica o Monumento à s Bandeiras, próximo ao Parque do Ibirapuera, na zona sul. O grupo se dispersou por volta das 12h30, conforme informou a CET.
Outro núcleo, com cerca de 300 pessoas segundo os organizadores, ficou concentrado até o inÃcio da tarde na Praça da Sé, na região central, mas não saiu em passeata.
Fonte: Estadão Conteúdo