Iniciativa tem o objetivo de auxiliar pesquisas sobre abalos sísmicos que vêm ocorrendo na região
O Governo de Minas, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) anunciou nesta sexta-feira, em Montes Claros, que ainda neste ano o Norte de Minas será contemplado com a instalação de uma estação sismográfica permanente. Os equipamentos já estão sendo comprados por meio de licitação internacional viabilizada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) com participação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
A iniciativa do Governo de Minas tem o objetivo de auxiliar pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB), da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e do Instituto de Desastres Naturais do Japão, nos estudos sobre abalos sísmicos que vêm ocorrendo em Montes Claros. Em junho o Governo do Estado deverá assinar termo de cooperação técnica com o Instituto japonês, visando a participação de especialistas daquele país nos estudos que estão sendo iniciados pela UNB e Ufop.
Nesta sexta-feira o secretário-executivo da Cedec, tenente-coronel PM Fabiano Vilas Boas esteve reunido em Montes Claros com lideranças e técnicos da UNB. Ele revelou que o Governo de Minas já está trabalhando junto à Secretaria Nacional de Defesa Civil no sentido de obter recursos financeiros para a reconstrução de casas que sofreram danos em virtude de tremor de terra ocorrido dia 19 de maio, atingindo 4,5 pontos na escala Ritcher.