Foi aberto na manhã de segunda-feira (21/01), em Madri, na Espanha, o maior festival gastronômico do mundo. O governador Antonio Anastasia participou da solenidade oficial de abertura do Madrid Fusión, no qual Minas Gerais é o grande homenageado. É a primeira vez na história do festival que um Estado subnacional é destaque. “Aqui estamos com muito orgulho representando o Brasil e, mais do que isso, mostrando que a gastronomia mineira é uma gastronomia internacional”, afirmou o governador.
A oportunidade foi conquistada graças ao esforço do Governo do Estado, com a mobilização de diversas federações mineiras, com o objetivo de divulgar a culinária, gastronomia e cultura mineira pelo mundo afora. A iniciativa vai ao encontro do grande objetivo do Governo mineiro de internacionalização do Estado, a fim de propagar a cultura, a gastronomia, as qualidades e atratividades de Minas Gerais, atraindo turistas, empresas e negócios, gerando mais empregos, renda e qualidade de vida para os mineiros.
Minas não quer perder a oportunidade de divulgar a cultura gastronômica do Estado. Eventos como o Comida di Buteco, em Belo Horizonte, e o Festival de Gastronomia, em Tiradentes, são tratados como exemplo da bem sucedida iniciativa do setor privado, com o apoio do Governo, que atrai turistas do mundo inteiro. O que o governo quer agora é propagar esses eventos para o mundo. “Já temos eventos reconhecidos, mas tínhamos que dar um passo um pouco mais ambicioso, um passo para dar uma dimensão internacional à nossa gastronomia. E não há local mais adequado do que o Madrid Fusión, que é o Oscar da gastronomia mundial”, explica Anastasia.
Produtos mineiros
Um dos principais estandes do Festival é o de Minas Gerais. Nele, produtos típicos da culinária mineira estão disponíveis para degustação e apreciação das dezenas de chefs e centenas de jornalistas de todo o mundo que participam do Madrid Fusión. Cachaça, geleias, queijo e café são algumas das delícias que podem ser apreciadas. “De todo o café que é produzido no mundo, um quarto vem de Minas Gerais. Temos a figura do pão de queijo que, simbolicamente, é um produto tão mineiro, representa nossa culinária e que hoje já é industrializado e exportado para muitos países. O pão de queijo é quase um símbolo de Minas Gerais”, lembra Anastasia.
A água oficial do evento também vem de Minas Gerais. O que parece um simples produto é muito apreciado e valorizado pelos amantes da boa gastronomia. “Houve um esforço imenso do Governo de Minas Gerais para restabelecer uma coisa que era muito tradicional no Brasil e estava esquecida há muitos anos, que são as águas minerais e que nem eram produzidas mais. A nossa empresa de água, a Copasa, assumiu a gestão das águas e voltou a engarrafar a Caxambu, a Cambuquira, a Araxá e, em breve, a Lambari, e essas águas se tornaram as águas oficiais. Eu me lembro que, no almoço que oferecemos à direção do Madrid Fusión, em Belo Horizonte, os diretores ficaram muito impressionados com a qualidade, especialmente da água mineral Cambuquira, que, no passado, foi considerada como uma das melhores águas do mundo”, afirmou o governador.
Por ser um evento de exposição, o governador Anastasia acredita que os objetivos de mostrar Minas sejam alcançados. “A expectativa de negócios agora vai se desdobrar naturalmente porque esse festival não é um evento de negócios de compras, ele é uma questão de serviços e de referências. O objetivo é que esse conhecimento se desdobre em valor subjetivo do valor patrimonial de Minas”, explicou Anastasia.