03:12hs
Segunda Feira, 23 de Dezembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1903
Geral - Noticias
04/07/2013 09h04

Municípios do Sul de Minas se unem para acabar com os lixões

Meta do Governo de Minas é acabar com os lixões no Estado até 2014.

Mais cinco municípios do Sul de Minas decidiram se unir para gerir e operar a destinação final dos resíduos sólidos e acabar de vez com os lixões a céu aberto da região do entorno de Lavras. Para isso, eles assinaram, na tarde desta quarta-feira (3), Termo de Cooperação Técnica com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), para elaborar o Consórcio Intermunicipal de Gestão Compartilhada de Resíduos Sólidos.

O consórcio vai abranger os municípios de Lavras, Itumirim, Itutinga, Ijaci e Ribeirão Vermelho, beneficiando uma população de 101 mil pessoas, que geram 33,8 mil toneladas de resíduos por ano.

A assinatura do documento marca o início da formatação do consórcio, que visa unir os municípios para encontrar soluções que possam resolver os problemas relacionados à destinação final do lixo na região. Além disso, o Consórcio Intermunicipal é uma alternativa mais econômica para as prefeituras, que vão poder dividir os gastos de construção e operacionalização dos empreendimentos necessários para extinguir os lixões na região.

Para o secretário Bilac Pinto, a política desenvolvida pelo Governo de Minas para incentivar a formação de consórcios é a solução mais viável e eficaz para o fim dos lixões. “Com a conscientização dos prefeitos, hoje, muitas cidades já têm um local adequado para destinar seu resíduo, o que vai proporcionar a melhoria ambiental e de saúde pública”, salientou. Ainda de acordo com ele, o Governo do Estado trabalha para que cresça entre os prefeitos a consciência de que o lixo é um problema comum das cidades de uma determinada região e, assim, eles têm que atuar em conjunto, com economia de espaços, custos e investimentos.

Para o prefeito de Lavras, Marcos Cherem, o consórcio é uma alternativa economicamente mais viável e que vai ser uma solução tanto para os municípios grandes quanto para as pequenas cidades. “Queremos de forma conjunta achar alternativas para o lixo produzido nessas cinco cidades da região. Tenho certeza que com nossa união vamos baratear os custos e encontrar uma saída mais viável”, garantiu.

Política de Resíduos Sólidos

A meta do Governo de Minas é acabar com os lixões no Estado até 2014. Segundo dados da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), a população urbana atendida pela disposição adequada de resíduos urbanos, que era de apenas 19% em 2003, chegou ao fim do ano passado a 58% no Estado. Um total de 586 municípios mineiros (68%) já coloram fim aos lixões, beneficiando mais de 12 milhões de pessoas (76%).

Em Minas, já foram formatados 19 consórcios intermunicipais para coleta e tratamento de resíduos sólidos; sete deles já estão em operação. Um dos mais eficientes é o Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (Cimasas), formado, com apoio da Sedru, por seis municípios que construíram um aterro sanitário comum em Itajubá, tendo sido estendido recentemente para outras quatro cidades com a liberação de mais R$ 650 mil do Ministério das Cidades. Os novos investimentos permitirão a construção de um novo aterro de resíduos de construção e demolição, e de um ponto de entrega voluntária.

PUBLICIDADES
Pousada Villa Bella do Turvo
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br