A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com entidades empresariais, realizará, em 2011, a terceira edição do Projeto Carnaval. No projeto, a agência traz ao Brasil, no período do Carnaval, 150 compradores e formadores de opinião estrangeiros de 27 países. O objetivo é promover exportações e investimentos para o País.
Neste ano, a expectativa é superar o volume de negócios de 2010, que atingiu US$ 50 milhões. No ano passado, o projeto resultou em US$ 50 milhões em negócios para empresas brasileiras de 21 setores.
“Além de ser uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes para os produtos brasileiros, o Projeto Carnaval tem uma força muito grande em relação à divulgação da imagem do Brasil no exterior. Demonstramos a um público extremamente qualificado que, além de uma festa maravilhosa, o Brasil conta com empresas de excelência e com uma produção diversificada e competitiva”, afirma Mauricio Borges, presidente da Apex-Brasil.
Rodadas de negócios e desfiles
Os visitantes participarão de agendas paralelas antes e depois do Carnaval, com visitas a fábricas e eventos de promoção comercial que incluem rodadas de negócios, palestras, entre outras ações organizadas pelas entidades empresariais em diversas cidades brasileiras. A agenda de negócios inclui assistir ao desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro em uma das noites de apresentação do Grupo Especial.
Participam do projeto empresas brasileiras de 24 segmentos, como serviços de tecnologia da informação (TI), produção audiovisual, biotecnologia, materiais de defesa, têxteis, componentes para calçados, materiais elétricos e eletrônicos, artesanato, equipamentos para padarias, além do setor de franquias, entre outros.
No segmento de agronegócios, um investidor peruano que tem projeto para instalação de uma planta completa de produção de etanol no norte do país se reunirá com empresas brasileiras que oferecem equipamentos e serviços para produção de etanol e biocombustível.
Do Japão, virá uma empresa que importa e distribui cosméticos para as duas maiores redes de lojas de departamento daquele país. Os convidados japoneses visitarão uma fabricante brasileira de cosméticos orgânicos, elaborados com matéria-prima produzida de forma sustentável.
Na área de tecnologia, foram convidados importantes compradores norte-americanos de serviços de TI e também consultores renomados em biotecnologia, dos Estados Unidos e da França. Os consultores participarão de encontros com empresas, autoridades e representantes do setor com o objetivo de trocar informações e colocar os produtores brasileiros de biotecnologia no radar dos grandes players do segmento.
Da Namíbia, virá um representante do Ministério da Defesa interessado na compra de um navio-patrulha brasileiro para a Marinha daquele país, que, em 2009, já fez negócios com exportadores brasileiros de materiais de defesa no valor aproximado de US$ 40 milhões.
Na área de alimentos, compradores espanhóis e paraguaios visitarão fábricas de biscoitos, enquanto jornalistas especializados dos Estados Unidos e da Inglaterra conhecerão vinícolas em Bento Gonçalves (RS).
“Acredito que o resultado de todos esses encontros deve ser muito positivo. As últimas edições do Projeto Carnaval já provaram a importância dessa ferramenta inovadora de promoção comercial”, projeta Mauricio Borges.
fonte: Apex-Brasil