Por Osvaldo Filho
Hoje podemos despedir do mês de janeiro de 2011! Não só por ser o derradeiro dia deste mês, mas também por ter marcado as nossas memórias e a nossa terra com as chuvas do dia 12.
Agora as águas baixaram e os rios continuam o seu curso. Nós também. Continuaremos a nossa vida, a nossa luta, o nosso trabalho e a nossa missão de construir um novo tempo em Alagoa.
Podemos erguer as nossas mãos para os céus e agradecer a Deus, pois não morreu ninguém. Não houve nenhuma vítima fatal. Apenas prejuízos e danos materiais que acabam não tendo significado comparados ao valor da vida.
E hoje, 31 de janeiro, Dia Mundial da Solidariedade, é a data oportuna para agradecermos todos os voluntários – todos mesmo – que desde a madrugada chuvosa daquela quarta-feira prontificaram a ajudar, até os que de terras longínquas enviaram ou trouxeram suas doações e contribuições.
Solidariedade é o que vimos por cima da lama, da enchente, dos destroços, das barreiras, dos deslizamentos de terra. Solidariedade é o que vimos em cima dos caminhões, caminhonetes, carros 4x4 e até nos helicópteros.
Solidariedade foi percebida no pegar de uma vassoura, no entregar de uma cesta básica, no carregar de uma caixa de água e na oferta de um abraço de consolo.
Solidariedade é o que estamos vendo com a mobilização de várias pessoas através do Facebook, do Orkut, do Twitter, do e-mail, do site da Prefeitura ao divulgarem e repassarem o número da conta bancária criada para receber doações.
Assim como a chuva cai, pingo por pingo, estamos vendo uma chuva de solidariedade a partir deste janeiro. Cada um fazendo a sua parte, cada um dando sua parcela de contribuição, cada um fazendo chover solidariedade.
E é assim que vamos seguir em frente. Juntos somos muito mais. Prefeitura Municipal, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Estado e União juntos com a população dizendo: adeus, janeiro de 2011!