O Programa Prefeito Amigo da Criança tem por objetivo conscientizar os eleitores a votarem em candidatos que estabeleçam políticas públicas voltadas à criança e adolescente
Os candidatos a prefeito nas próximas eleições devem traçar objetivos que garantam a saúde, proteção e educação das crianças e adolescentes de seu município. A proposta é da organização não governamental Fundação Abrinq - Save the Children, que busca firmar parcerias com os candidatos a prefeito de todas as cidades brasileiras para minimizar os inúmeros problemas infantis que existem no país.
Todos os candidatos que acessarem o hotsite do Programa Prefeito Amigo da Criança podem firmar esse compromisso e, caso eleito, receberá apoio da ONG para mapear a situação infantil em seu município. Após o levantamento, o governante também recebe orientações quanto às metas que devem ser estabelecidas.
"São vários indicadores acompanhados pela Fundação Abrinq, entre eles o acesso à educação, saúde, cultura, lazer e proteção às crianças e aos adolescentes que sofrem violação de seus direitos ou que estão em situação de risco", explica Denise Cesario, Gerente Executiva de Programas e Projetos da Fundação Abrinq.
É a quinta vez que a Fundação Abrinq lança o programa Prefeito Amigo da Criança, que na última gestão esteve presente em 1556 prefeituras, beneficiando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes. Ao todo, 1607 creches foram construídas, criando 320 mil novas vagas; 68% dos municípios investiram na estruturação dos mecanismos de notificação e encaminhamento de casos de violência e 86% deles apuraram o Orçamento Criança.
Hotsite do Programa: www.voteprefeitoamigo.org.br