O fim de ano chegou, mas muitas prefeituras ainda não pagaram o 13º salário. Pela lei trabalhista, o prazo venceu no dia 20 de dezembro. Em cidades como Alfenas (MG), por exemplo, os servidores ainda não receberam o benefício. Os funcionários já fizeram inclusive uma manifestação em frente ao prédio da administração do município para protestar. Segundo a prefeitura, o atraso no pagamento aconteceu devido à falta do repasse de verbas federais.
De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, 41 prefeituras mineiras informaram que atrasariam o pagamento do 13º salário. Em Alfenas, cerca de 2,3 mil funcionários, entre efetivos, contratados e comissionados foram afetados pela decisão. Na última quinta-feira (20), cerca de 150 funcionários se manifestaram e um acordo foi feito com a prefeitura para que o pagamento seja feito nesta sexta-feira (28).
Conforme uma pesquisa da Confederação dos Municípios, em todo o Estado de Minas Gerais, dos 525 municípios, 362 ou 68,9% fizeram o pagamento do benefício em parcela única. Ainda conforme a pesquisa, o benefício não foi pago a funcionários de 22 municípios. E ainda há um dado preocupante: em 110 cidades, o pagamento do salário do mês de dezembro ainda deve atrasar.