Símbolo muito presente na época do Natal, os presépios têm encantado moradores no Sul de Minas. Em algumas cidades, eles chamam a atenção pela originalidade e criatividade.
Na zona rural, os presépios ganham elementos que têm tudo a ver com a roça. Em Bueno Brandão (MG), a artesã Maria Amélia Coutinho usa a palha de milho para criar os personagens, como anjos, reis magos e o menino Jesus. Algumas peças recebem um toque de tinta para dar um colorido. "Meu pai montou presépios na minha casa a vida toda. Para mim é um resgate da infância", conta a artesã.
Na comunidade do Fundão do Cardoso, em Cabo Verde (MG), o presépio feito com palha de arroz na casa da trabalhadora rural Maria Aparecida é visitado por todos. Os personagens de gesso foram herdados da tia. "Ela perguntou se eu queria e eu respondi que claro, pois toda a minha vida eu quis ter um presépio em casa. Enquanto eu estiver viva, eu vou montar o presépio", afirma.
Pelo canal VC no G1, a internauta Taylor de Carvalho Santos enviou o presépio que decora a Vila Vicentina, instituição que cuida de 56 idosos em Campos Gerais (MG). "Todos os anos o presépio enfeita a instituição e alegra o ambiente", diz.
Já em Paraisópolis (MG), a internauta Tatiane Machado Cambraia também enviou pelo VC no G1 o presépio da cidade que, este ano, foi montado dentro da Fonte Luminosa. Segundo ela, o local foi escolhido para evitar um novo incidente, já que o presépio de 2011 foi alvo de um incêndio.
"No ano passado, um incidente causou um incêndio no presépio que ficava em frente da Igreja Matriz. Este ano, ele foi montado dentro da Fonte Luminosa. Além de lindíssimo, este não pegará fogo", afirma.