12:12hs
Domigo, 01 de Setembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1883
Geral - Noticias
07/01/2013 07h57

Projeto Maria da Penha vai às escolas

Projeto busca despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos


O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, presidiu, nesta quinta-feira (6), em Passos, no Sul de Minas, a solenidade de lançamento da expansão do projeto Maria da Penha vai às Escolas. A inclusão da cidade de Passos faz parte da ampliação do projeto em Minas, iniciada no dia 29 de novembro em 42 escolas de 30 municípios, atingindo 24 mil estudantes.

Segundo o secretário Cássio Soares, a conscientização precisa acontecer no ambiente escolar e também em toda a comunidade. “Não queremos combater a violência, queremos que ela não exista mais”, enfatizou.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), e busca despertar nos jovens a importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente as que envolvam o combate à violência contra a mulher. Entre as ações previstas no projeto está a distribuição de material didático que aborda, de maneira lúdica, a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres, além de capacitações para os professores sobre estratégias metodológicas para utilização do material.

O evento contou com a presença da superintendente Regional de Ensino, Eunice Blanco; do presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca), Ananias Neves Ferreira; da coordenadora Especial dos Direitos da Criança e Adolescente da Sedese, Eliane Quaresma Caldeira de Araújo, e da diretora Elizete Braz da Silva Lemos.

Apresentações

Durante o lançamento do projeto, os alunos da Escola Estadual Doutor Tancredo de Almeida Neves fizeram apresentações artísticas, focando a paz como principal tema. Coordenadas pelo professor Egidio Querino, as crianças iniciaram um trabalho de conscientização antes mesmo do lançamento do projeto. Foram apresentações de cordel, coral e danças que envolveram dezenas de alunos.

O primeiro material que será disponibilizado aos estudantes será um gibi que traz a história de uma professora que resolveu levar a Lei Maria da Penha para dentro da sala de aula. Com uma linguagem leve e criativa, o material informa sobre os tipos de violência e as punições. Além disso, tem um caça-palavras que desperta a atenção dos estudantes para temas como igualdade, respeito, e lei.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br