06/02/2023 11h10
Protesto de motoristas de ônibus paralisa 41 linhas na zona norte de SP
Passageiros que utilizam ônibus na zona norte de São Paulo foram prejudicados na manhã desta segunda-feira, 6, com a paralisação de ao menos 41 linhas da Viação SambaÃba que atendem a região . Funcionários da empresa afirmam protestar contra a demissão de motoristas e suspensão de funcionários por infrações.
O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese) foi acionado para amenizar os transtornos na região. A São Paulo Transporte (SPTrans) afirma que os coletivos ficaram parados entre 4h e 6h. De acordo com o órgão, a empresa de ônibus será penalizada.
"Os ônibus começaram a sair da garagem à s 6h e a operação está sendo normalizada gradativamente. A SPTrans está aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas desde as 4h20 que causaram o atraso na saÃda de 41 linhas da Viação SambaÃba, sem aviso prévio aos passageiros", disse, em nota.
Procurada, a Viação SambaÃba não foi localizada pela reportagem. Nas redes sociais, no entanto, os passageiros ainda relatavam, até por volta das 8h30, situação complicada, com pontos de ônibus muito lotados.
Conforme a SPTrans, a viação descumpriu o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada de paralisação de serviço essencial, prejudicando a população. As linhas afetadas atendem bairros da zona norte da cidade, como Santana, Vila Maria e Tucuruvi.
Fonte: Estadão Conteúdo