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08/06/2012 09h26

Redes sociais Seis erros que empresas cometem ao entrar em redes sociais

Seis erros que empresas cometem ao entrar em redes sociais

Seis erros que empresas cometem ao entrar em redes sociais

Empresas que aderem às redes sociais cometem com frequência erros que tornam improdutiva sua presença digital. Selecionamos seis dessas práticas com base na observação do comportamento de gestores de Comunicação e Marketing. Veja abaixo quais são os seis erros e como evitá-los.

Erro 1: não mensurar resultados.


Estabeleça um objetivo. Por exemplo, incremento de vendas, aumento de audiência do site corporativo ou outro. Mantenha o foco nesse objetivo. Lembre-se de que a quantidade de fãs no Facebook ou de seguidores no Twitter não representa um objetivo, mas uma ferramenta. Considere, ainda, que as redes sociais devem trazer para a empresa resultados fora das redes sociais.

Erro 2: ter conta obrigatoriamente em todas as redes sociais.


Escolha as redes sociais acordo com os objetivos da empresa. Analise os benefícios que oferecem Facebook, Twitter, Linkedin, Pinterest e outros. Escolha aquelas que ajudem a empresa a atingir seu objetivo. Abrir mão de uma ou mais redes sociais costuma ser uma decisão inteligente.

Erro 3: publicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais.


Verifique que tipo de conteúdo a empresa é capaz de gerar. Se produz bons textos, por exemplo, use redes sociais como Facebook, Twitter, Tumblr, blogs. Para imagens, escolha Facebook, Pinteres e Instagram. E assim por diante. Além disso, procure diferenciar o conteúdo que é postado em cada uma delas. A informação pode ser a mesma, mas o formato deve ser adaptado a cada ferramenta.

Erro 4: confundir relacionamento com promoção

Fazer relacionamento com o público-alvo proporciona à marca confiança, abertura de diálogo, oportunidade de inspirar e outros benefícios. Uma vez que a audiência esteja formada, não é errado oferecer os serviços ou produtos a esse público. O que não se pode fazer é tentar enganar as pessoas, enviando a elas oferta comercial disfarçada de relacionamento ou conteúdo. O público fareja essa artimanha. Portanto, diferencie bem as mensagens comerciais das mensagens neutras.

Erro 5: usar logotipo como porta-voz.


Usuários de redes sociais se conectam a pessoas ou a ideias, e não a entidades abstratas. Portanto, procure humanizar os perfis da empresa. Um bom exemplo é o Twitter do Mashable (@mashable), que, em vez do logotipo, tem a foto de seu fundador.

Erro 6: ultrapassar o limite da criatividade

Deslizes cometidos por empresas correm rapidamente a Internet. Não são raros os casos de mancadas, como os casos da vodca Belvedere e das balas Halls, para citar apenas dois. Antes de publicar um conteúdo “ousado”, mostre a colegas de trabalho com personalidades e temperamentos diversos. Observe como eles reagem. Isso ajuda a prever a reação das pessoas nas redes sociais.

Webinar

Esse conjunto de práticas foi o tema da webinar realizada pela Tracto nesta terça-feira (5). Intitulado “Seis erros que empresas cometem ao entrar em redes sociais”, o seminário online foi ministrado por Cassio Politi, diretor de marketing da Tracto. O evento, com inscrição gratuita, teve duração de 1 hora. Houve 108 inscritos.

 

 

Fonte: tracto.com.br

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