A Escola Estadual Coronel Paiva, em Ouro Fino, na região Sul do Estado, implantou o projeto Escola Sustentável, que tem como objetivo fazer os alunos praticarem ações para preservar o meio ambiente e torná-los cidadãos mais conscientes. A reutilização de papel e a proibição do uso de isopor são ações que fazem parte do projeto e já foram implantadas na escola que é ligada à Secretaria de Estado de Educação.
“São várias ações que resultam em uma escola mais sustentável. As atividades começaram há mais ou menos um mês. Mas antes de iniciar o projeto na escola, já tínhamos feito algumas lembrancinhas com material totalmente reciclado. Também substituímos materiais como isopor, por folhas de papelão ou madeira”, ressalta o coordenador do projeto e professor, Alex Emiliano de Souza.
Na escola, o projeto faz sucesso entre alunos e professores. Os estudantes já desenharam roupas de jornal e realizaram um desfile na escola. Também foi feita uma horta de garrafa PET, que ainda está pequena, mas o objetivo é expandi-la.
Além de aprender por meio de palestras e ações a importância das atitudes sustentáveis, os estudantes também levam as informações para dentro de casa. “Já aprendi sobre a importância da reciclagem e que não podemos poluir os rios. Tudo que aprendo na escola levo para minha casa. Sempre falo com a minha mãe, com minhas tinhas e avós. Ensinei para elas que é bom reciclar”, ressalta a estudante do 5º ano, Vitória Alves Junqueira.
A intenção do projeto é fazer uma mudança total na rotina da escola. “O objetivo é fazer uma modificação em toda escola, como instalação de caixa da água para fazer coleta da água de chuva, telhados de vidro em alguns lugares para não precisar utilizar a luz elétrica durante o dia. Mas sabemos que isso pode levar um tempo”, conclui o coordenador.