O IV Marchador Fest acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro, no Sul de Minas Gerais. Evento conhecido como o “Oscar” da raça é uma realização da ABCCMM (Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador). A inauguração do Museu Nacional Mangalarga Marchador será o destaque da edição.
O primeiro dia do IV Marchador Fest será marcado pela Copa de Marcha Barão de Alfenas. Os julgamentos da competição acontecerão no Parque de Exposições de Caxambu e serão finalizados no dia 16 de novembro, quando também ocorrerá o Leilão de Elite Barão de Alfenas. O remate acontecerá no Hotel Glória, na cidade de Caxambu, com a oferta de 40 lotes entre garanhões, matrizes e embriões de genética comprovada. A expectativa de vendas para esse ano é R$ 2,5 milhões.
Como parte da programação do Marchador Fest, no sábado, 17 de novembro, às 10h30, será realizado um dos acontecimentos mais esperado pelos amantes da raça, a inauguração do Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, em Cruzília/MG. Durante a solenidade, a ABCCMM lança, em parceria com os Correios, um selo comemorativo alusivo ao museu.
Uma das atrações na inauguração será um Pocket Show, com Neguinho da Beija-Flor e a bateria da escola de samba que escolheu o Mangalarga Marchador para ser homenageado no samba-enredo do carnaval de 2013, com o tema “Amigo fiel – do Cavalo do Amanhecer ao Mangalarga Marchador”.
No mesmo dia, a partir das 20h30, no hotel Glória em Caxambu/MG, acontece a noite do Oscar da Raça, quando serão homenageados criadores e expositores que se destacaram no cenário nacional em 2011 e 2012.
O Museu
O Museu Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador será um presente não só para os apaixonados pela raça, mas para todos os apreciadores da história e da cultura brasileira. Localizado no centro de Cruzília, o Museu funcionará no casarão da Fazenda Bela Cruz e abrigará preciosos detalhes da raça Mangalarga Marchador, com fotografias, objetos, mobiliários, documentos sobre a raça, faixas, troféus, dentre outros artigos.
Inserido no Caminho Velho da Estrada Real, o Museu, que possui sede própria, apresentará como peculiaridade o caráter de primeiro museu território do Brasil, um orgulho para o presidente da ABCCMM, Magdi Shaat. “O Museu é um sonho de todos os criadores. Ele vai agregar valor à nossa tradição e história e será um ponto de referência para as pessoas interessadas em resgatar a cultura nacional”, ressalta.