O ideal é usar sabão líquido. Para fechar a torneira é preciso usar papel toalha. Veja dicas para lavar as mãos de forma correta.
Toda mãe vive repetindo: não só as crianças têm dificuldades de obedecer à recomendação delas. Para os adultos também é difícil manter as mãos sempre limpas. “Às vezes eu tento lembrar, mas passa desapercebido”, conta o músico Alberto Santana.
A coordenadora do Serviço de Controle de Infecção de um hospital de Salvador ensina os seis passos principais. “Primeiro, palma com palma, o dorso, entre os dedos, polegar, o outro polegar, o miolo da mão e o pulso”, ensina.
Para os especialistas, o ideal é usar sabão líquido, porque o sabonete em barra pode virar esconderijo de bactérias. Depois de lavar as mãos, um detalhe não pode ser esquecido: para fechar a torneira é preciso usar papel toalha, caso contrário as mãos acabam contaminadas de novo – quando você abriu a torneira, as mãos ainda estavam sujas.
Se você estiver na rua e não tiver como lavar as mãos, uma alternativa é o uso do álcool em gel. Em um shopping, o álcool em gel fica perto dos banheiros e na praça de alimentação, mas a maioria das pessoas não usa.
Para o médico infectologista Vladimir Neco, é preciso ver as bactérias para acreditar no mal que elas provocam. Ideia que ele transformou em peça apresentada em empresas e hospitais de todo o Brasil.
“É um estímulo visual de percepção para que ajude aos profissionais da saúde e a todas as pessoas que assistam à peça. É uma mudança de comportamento”, explica o médico Vladimir Neco.