23:56hs
Domigo, 22 de Dezembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1903
Geral - Noticias
03/10/2012 10h17

São Lourenço Educação de São Lourenço é destaque na Revista Época

Educação de São Lourenço é destaque na Revista Época

O município está entre as cinco cidades brasileiras que oferecem educação de qualidade em todas as escolas públicas


A Revista Época dessa semana, 01 de outubro, traz uma reportagem sobre a educação no Brasil. A matéria mostra o resultado de uma pesquisa feita por  Ernesto Martins, coordenador da Fundação Lemann, que analisou os resultados da Prova Brasil de 2011, que avalia as habilidades e competências em português e matemática, considerando o desempenho dos alunos do 1° ao 5° ano, séries quase totalmente de responsabilidade municipal. Martins usou como referencia do nível de aprendizado básico os critérios elaborados pelo movimento Todos Pela Educação.

No final da pesquisa, apenas cinco, num total de 929 cidades, têm 100% das escolas com nota média igual ou superior à recomentada e a cidade de São Lourenço está entre elas juntamente com as cidades de Sertãozinho (SP), Lençóis Paulistas (SP), Foz do Iguaçu (PR) e Sobral (CE).

O indicador mais importante de uma rede pública é os alunos terminarem a escola sabendo o que deveriam e as cincos cidades conseguiram esse padrão de qualidade e são exemplos para todo o país, cada uma com sua característica como acontece em São Lourenço onde a política fica longe da sala de aula. Um item fundamentais para  que as reformas escolares se tornem viáveis é a continuidade na politica de educação. A revista época destacou uma das primeiras medidas tomadas por Margarida de Luca Alves, secretária de São Lourenço, que foi  determinar que os diretores passassem a ser escolhidos pelos integrantes da própria escola.

Avaliação e estabelecer metas também fazem parte dos critérios levados em conta nas cidades destaques na educação do Brasil, assim como a valorização do professor.  Em São Lourenço, os alunos são avaliados três vezes por ano. Existe uma categoria de professores exclusiva para cuidar dos estudantes com dificuldades. O professor recuperador trabalha o ano inteiro com o professor regular, no mesmo turno ou contraturno sob demanda. Um comitê avalia o professor e a didática em sala de aula, se ele tira nota igual ou maior que7, ganha um bônus que pode chegara 50% do salário.

O sucesso desses cinco municípios é em parte, possível porque eles tinham condições especiais para isso. Trata-se de redes pequenas com no máximo 51 escolas de anos iniciais, onde o secretario de educação e supervisores conseguem acompanhar, controlar e cobrar resultados das escolas. Em São Lourenço são 10 escolas com 1.750 alunos.

Não há receita milagrosa, essas cidades estão apenas  fazendo com mais eficiência, algo básico para que os alunos tenham chances iguais de aprender e que sirvam de exemplo para outras cidades do Brasil.

Vale lembrar que na vida prática, um bom prefeito pode ser mais importante que o governador ou o presidente. As eleições municipais são essenciais em todo o país, porque dizem respeito a um momento peculiar do universo politico. A cidade é o ponto de encontro da vida pública com a vida privada. È o lugar onde as verdades aparecem, as propriedades se demonstram e as competências passam por seu teste definitivo.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br