Perda de peso, visão borrada, sede excessiva, fadiga, micção frequente e fome recorrente são alguns dos sintomas de uma doença que afeta cerca de 13 milhões de brasileiros, a diabetes. No dia mundial de combate à doença, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) orienta sobre os cuidados para prevenir a diabetes que é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) um problema de saúde pública.
Em Minas, mais de 1,3 milhão de pessoas são portadores do diabetes. A doença é caracterizada pelo excesso de açúcar no sangue e pela incapacidade do organismo de produzir a insulina, hormônio responsável por levar a glicose da corrente sanguínea até as células dos músculos, de gordura e do fígado, onde esse açúcar é utilizado como fonte de energia.
Segundo a coordenadora da Rede de Hipertensão e Diabetes da SES-MG, Flávia Gomes de Carvalho, ter hábitos saudáveis de vida é essencial para evitar o diabetes e prevenir complicações causadas pela doença. “Praticar atividade física regularmente, consumir com regularidade frutas e verduras, diminuir o consumo de gorduras, evitar ficar mais de 3 horas sem se alimentar são ações que evitam a doença, e para o portador do diabetes estas medidas previnem complicações”, explicou.
As formas mais populares da doença são o tipo 1, 2 e Gestacional. O tipo 1 costuma ser diagnosticado na infância e expressa quando o organismo deixa de produzir a insulina. São necessárias injeções diárias do hormônio. O tipo 2, compreende a maioria dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em adultos e é caracterizada pela produção insuficiente de insulina pelo pâncreas e está ligada ao sedentarismo, má-alimentação, obesidade, stress e tabagismo.
Na diabetes gestacional a alta quantidade de glicose na corrente sanguínea é ocasionada pela gravidez. Mulheres com diabetes gestacional têm alto risco de desenvolverem diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.