Os moradores de Soledade de Minas estão sofrendo com a superpopulação de cães soltos nas ruas da cidade. O município não possui canil ou centro de zoonoses, o que faz com que o número de animais cresça cada vez mais, e quem vive na cidade aguarda uma solução por parte da prefeitura.
Embora seja um problema que afete vários municípios, a situação se agrava por conta da falta de um local adequado para levar e tratar os animais. Não há, no município, um veterinário responsável por castrar ou vacinar os cães, que podem transmitir doenças para os moradores.
Os cachorros são vistos em frente a lojas, próximos a farmácias e não são raras as vezes em que é o pedestre quem tem que desviar dos animais para conseguir transitar pela calçada.
Uma cadela apareceu, há mais de um ano, na porta de uma farmácia e está cheia de sarna, expondo a população ao contágio da doença. “Não é apenas a cadela. Em alguns dias vai ter um cachorro em cada porta da farmácia. É uma situação lamentável”, dispara o balconista Gilmar José da Cruz.