Sydney Nicoliello nasceu em Baependi, Minas Gerais, em 26 de julho de1935, filho de Antonio Nicoliello e Dagmar Junqueira Nicoliello.
Sydney fez seus estudos primários no Colégio Santo Inácio , em Baependi,e o então curso cientifico no Colégio São Joaquim, em São Paulo. Em 11 de dezembro de 1953 terminou o curso técnico de comércio, em Belo Horizonte ,na Escola Técnica de Minas Gerais.
No dia 17 de agosto de 1956 concluiu o curso de infantaria no CPOR, em Belo Horizonte, no posto do Segundo
Tenente da Reserva Arma de Infantaria.
Sendo aprovado no vestibular de Direito pela Universidade Católica de Minas Gerais, formou-se em 1958, quando voltou à sua terra natal, Baependi, onde exerceu a advocacia por 23 anos.
Sydney casou–se em 9 de julho de 1960, com Maria Elizabeth de Souza Nicoliello, com quem teve três filhos: Simone, advogada, casada com Yllen José Monteiro Pena; Ítalo, advogado, solteiro; e Antonio Marcos, cirurgião
dentista, casado com Francine Freitas Fernandes Nicoliello.
Sydney foi aprovado pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais no concurso para Juiz de Direito em 30 de junho de 1982, tendo sido classificado em 1° lugar em uma lista de 68 aprovados, entre 403 candidatos.
Exerceu a Magistratura em duas comarcas, Aiuruoca e Caxambu, substituindo nas comarcas de Andrelândia, Conceição do Rio Verde e Baependi.
Faleceu em Baependi, no dia 30 de agosto de 1988, com 53 anos. Deixando uma presença marcante não só na sua família como no convívio com as pessoas que o conheceram e dele se aproximaram. Fazendo da justiça o seu ideal permaneceu fiel aos seus princípios.
Parece que cada momento da sua vida foi uma conquista além do tempo.
Maria Elizabeth de Souza Nicoliello