por Vanilson Tomé
Neste final de semana, 26 de maio, irá começar o Campeonato Brasileiro de Futebol. E pelo que estamos acompanhando até agora, nesse primeiro semestre, as equipes estão muito bem preparadas para a disputa do campeonato nacional. Clubes como Atlético MG, Corinthians, Fluminense e Grêmio são apontados como os favoritos a levar o “caneco”.
A nação brasileira sempre foi tradicionalíssima em futebol. Desde os tempos do grande “Rei Pelé” o país, que é o maior vencedor de Copas do Mundo, está em uma crescente no campeonato nacional. Por ser o mais disputado de todo o planeta, enriquece o talento e as grandes performances dos clubes.
Na atualidade o time que vem encantando o país é o clube de Minas Gerais, o Atlético de Ronaldinho Gaúcho e cia. Hoje joga o futebol mais bonito do Brasil. Um ataque formado por Ronaldinho, Bernard, Diego Tardelli e Jô. É um candidato favorito ao título. Na temporada passada fez um grande campeonato, mas acabou ficando em segundo lugar, atrás apenas do Fluminense. No mesmo estado tem o Cruzeiro, vice-campeão mineiro, que está reformulando sua equipe para a competição.
O Estado do Rio de Janeiro contém quatro grandes equipes do futebol: Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. O futebol carioca é muito forte. Botafogo e Fluminense vêm fazendo um bom primeiro semestre. O time de Seedorf conquistou o Campeonato Carioca e vive uma grande fase. Já o tricolor carioca conseguiu a classificação para a próxima fase da Taça Libertadores e é o atual campeão brasileiro. Um time bem estruturado, que vêm no embalo da torcida para continuar nas competições. Flamengo e Vasco não vivem um grande momento, principalmente o clube da colina, que corre por fora. Apesar das especulações o Flamengo é a equipe com mais dívidas do Brasil e vai brigar por vaga na Libertadores e Copa Sul Americana.
O principal foco do futebol brasileiro fica nos clubes de São Paulo: Corinthians, São Paulo e Santos são os que sempre dão trabalho no Brasileirão. Entre os três, o que está mais à frente é o Corinthians, recentemente Campeão Paulista e “assaltado” na Libertadores. Os comandos de Tite com certeza irão fazer bonito. Já São Paulo e Santos vivem fase não muito boas. O tricolor sofreu duas eliminações em uma semana, e o peixe ainda está com o futuro não definido sobre Neymar. Dirigentes do Barcelona e Real Madrid estiveram no Brasil para uma negociação, tentando levar o craque para a Espanha. Ainda é incerto, mas tudo indica que ele não vai ficar mais na Vila Belmiro.
No Rio Grande do Sul também teremos representantes na elite do futebol brasileiro. Grêmio e Internacional vêm com força para mais uma temporada. Wanderlei Luxemburgo vai permanecer no Grêmio, apesar de todos os protestos da torcida; um time que ele mesmo montou e que não conseguiu seguir em frente na Libertadores e caiu diante do Santa Fé. Do outro lado temos um Internacional, que busca ganhar mais um título de grande importância para sua galeria.
O Campeonato Brasileiro irá reservar muitas emoções, tanto na parte de cima da tabela como na parte de baixo. O que podemos ressaltar é a qualidade com que os clubes vêm trabalhando e o número de craques que possuem no país tropical, apesar da Seleção Brasileira não ter grandes nomes para a Copa das Confederações.