03:04hs
Quinta Feira, 20 de Junho de 2024
Itamonte
10/06/2024 14h32

Projeto Nascentes Criativas promove ações culturais gratuitas no interior de Minas

Atividades envolvem gastronomia, cinema e tecelagem e acontecem em cidades da região, ao longo de maio e junho.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento e as expressões culturais do município de Itamonte e região, no interior de Minas Gerais, o projeto Nascentes Criativas anuncia uma série de ações gratuitas e abertas ao público a partir do mês de maio.

Tendo a cultura como ferramenta, a proposta integra diversas linguagens como a música, o cinema, a literatura, as artes cênicas, o artesanato, e as novas mídias, ofertando ao público ações de resgate das tradições culturais, conscientização ambiental e a ampliação do acesso à educação de qualidade por meio de cursos, oficinas, e laboratórios criativos de formação, pesquisa e desenvolvimento de habilidades criativas.

O projeto inicia com as ações dos programas: “Brincar”, que promove oficinas artísticas, atividades lúdicas e a educação patrimonial para crianças da roça, visando valorizar a sustentabilidade e as tradições locais e estimular a socialização e a cooperação entre elas; ‘Mulheres Rurais da Montanha’, que visa valorizar, proteger, difundir e salvaguardar os “saberes e fazeres da lã de ovelha”, conhecimento tradicional e de referência cultural do patrimônio imaterial em Itamonte (MG), impulsionando ainda a geração de trabalho e renda e promovendo a autonomia econômica dessas mulheres; e do “Cinema na Montanha”, que busca levar ao interior, gratuitamente e aberta a todos os públicos, apresentações de filmes brasileiros.

O “Brincar” terá três encontros semanais com oficinas de: teatro, musicalização, artes visuais, literatura e brincadeiras diversas, voltada para crianças da Escola Municipal Bruno Fonseca Pinto, no bairro rural Campo Redondo, compreendendo a criança como importante ator social no desenvolvimento do território.

Já a ação “Mulheres Rurais na Montanha” irá oferecer oficinas em tecelagem com lã de ovelhas, abordando a história do artesanato em lã e o trabalho diretamente com a matéria-prima desde o seu preparo, passando por processos da classificação, lavagem, secagem, cardagem, tingimento com pigmentos naturais e sustentáveis, à confecção de peças artesanais diversas,  além de informações sobre a comercialização dos produtos, para que o aprendizado se transforme em alternativa de geração de renda para a família. Como forma de estímulo e incentivo serão concedidas bolsas de pesquisa e criação para que as mulheres da comunidade do bairro rural do Campo Redondo e adjacentes da cidade de Itamonte, possam realizar o percurso formativo. As atividades são gratuitas e abertas ao público e qualquer pessoa interessada em se juntar à cooperativa, pode se apresentar. 

Por fim, o “Cinema na Montanha" conta com programação no mês de junho, com 3 exibições: nos Campos Elíseos, em Itamonte, no Anfiteatro do Campo Redondo e na praça Nossa Senhora Aparecida, em Passa Quatro, nos dias 14, 15 e 16 de junho, respectivamente, a partir das 18h. O objetivo desta ação é realizar sessões de cineclube itinerante, com filmes nacionais, em cidades pequenas, onde verificou-se o desaparecimento de salas de cinema.

 De acordo com Patrícia Rodrigues, Produtora Executiva do projeto, o Nascentes Criativas surgiu nas montanhas das Terras Altas da Mantiqueira, impulsionado pelo anseio de profissionais criativos deste fértil território em transformar a realidade em que vivem, a fim de contribuir para a construção de um mundo melhor para esta e as futuras gerações. “Nosso objetivo é incentivar a formação artística, as novas economias e a cultural local, além de contribuir para facilitar, a todos, os meios para o livre acesso à cultura, o pleno exercício dos direitos culturais, e o desenvolvimento da consciência cidadã”, ressalta ela.

O Projeto Nascentes Criativas é uma realização do Centro Comunitário Rural do Campo Redondo e Ministério da Cultura, com patrocínio da Valgroup por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio das Prefeituras de Itamonte, de Passa Quatro e do Ponto de Cultura VAV.  Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas em https://camporedondo.org/.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br