04:30hs
Sexta Feira, 25 de Abril de 2025
Itanhandu - Turismo
00/00/0000 00h00

Turismo em Itanhandu

A pequena e aconchegante cidade de Itanhandu está a 900 m de altitude no Sul de Minas Gerais, emoldurada por morros, serras e picos, entre eles os mais altos da região, como o Pico dos Três Estados, Agulhas Negras e Pedra da Mina. O Rio Verde forma cachoeiras nas partes altas e belos poços para passeios durante o verão.

As belezas naturais e paisagísticas do município, com grutas e cavernas inexploradas, são um atrativo a mais para o turismo esportivo e de aventura.

As inúmeras trilhas proporcionam ao visitante inúmeras possibilidades de práticas ao ar livre, como caminhada, trekking, ciclismo, mountain bike, motocross  e passeios de charrete ou de jipe.

Suas características geográficas amenizam as temperaturas e criam um microclima tipicamente serrano e muito gostoso e as atividades em meio a natureza oferecem uma oportunidade de observar e curtir as fauna e flora regionais
Os passeios a cavalo também integram o universo de possibilidades nas terras Itanhanduenses, percorrendo itinerários como a Serra do Condado, o Alto das Posses dentre outros caminhos ecológicos.

Itanhandu é uma terra de muita arte, com forte no artesanato, que pode ser encontrado na antiga Estação Ferroviária, hoje, denominada Estação das Artes e em alguns ateliês.

Para os amantes de uma boa mesa, além do delicioso e tradicional doce de leite (Itanhandu teve a primeira fábrica de doce de leite do Brasil, em 1918) e dos maravilhosos queijos, na área central do município tem várias opções de cafés e restaurantes, com deliciosas opções gastronômicas, do mais simples ao mais sofisticado.

Com um povo hospitaleiro e acostumado com o turismo, o município oferece também diversas opções de hospedagem, desde charmosas pousadas na cidade, hotéis e pousadas em fazendas, e também uma vida cultural e noturna, que oferece opções de lazer e entretenimento, em qualquer época do ano.

A padroeira da cidade é Nossa Sra. da Conceição.

 

Pontos turísticos

Igreja Nossa Senhora do Bonsucesso – pequena capela localizada no alto de uma colina no bairro do Bonsucesso, erguida pela família Costa, no inicio do séc. XX.

Igreja de Nossa Senha da Conceição (Igreja Matriz)  – depois de quase 20 anos de construção, a Igreja Matriz de Itanhandu foi concluída no início de década de 1960( Padre da época, Dom José Costa Campos). A bela e imponente construção fica na área central do município e reserva aos visitantes e moradores a apreciação da convivência estética dos estilos moderno e romano. Com belos vitrais, doados por diversas famílias, os quais colorem as três naves por meio dos raios de sol, e com algumas peças da antiga igreja conservada em seu interior, a história da religiosidade do povo local ficou assim preservada.

Igreja de São Sebastião – Localizada na comunidade rural do Jardim, erguida em meados do século XX em local central da comunidade em devoção ao santo protetor.

Estação das Artes – Antiga Estação Ferroviária, tombada pelo Patrimônio Histórico, onde abriga hoje lojas de Artesanato

Passarela da Antiga Estação - Antigo Viaduto, foi construído pelo Cel. Batista Scarpa, para as pessoas atravessarem da área central do município em direção ao bairro da Vila Carneiro e vice-versa. Assim a população podia evitar o movimento dos trens, que não só passavam mas esperavam os embarques e desembarques de pessoas e mercadorias.

Antiga Fábrica de Cerâmica – Durante a Revolução de 1932, as áreas próximas da cerâmica foram usadas como campo de aviação sob o comando do Capitão Rocha Lima. Dali, decolavam os aviões mineiros, conhecidos pelos paulistas como “vermelhinhos”, para espionar as posições das tropas inimigas. Hoje, no local, encontra-se a cerâmica desativada de Itanhandu, que produzia telhas e tijolos, inclusive para a construção da Igreja Matriz, sob a direção da família Guedes e, posteriormente, da família Costa.

Pedra Preta - A Pedra Preta tem aproximadamente 80m de altura. Está localizada à margem da estrada, que liga o bairro do Bom Sucesso ao Condado, aproximadamente a 8 km da sede do município. É necessária a autorização do proprietário. Ideal para prática de escalada e rappel no local. Contate guia profissional.

Pedra da Embocadura - Segundo a Eubiose, a Pedra da Embocadura faz parte do Sistema Geográfico Sul Mineiro, o centro energético do planeta na atualidade. Amantes dos esportes de aventura praticam escaladas e rappel no local. O acesso se dá pela estrada do Moinho. A pedra tem aproximadamente 40 mts. Tem que pedir autorização ao proprietário.

Pedra da Poeira - A Pedra da Poeira está localizada no Cinqüenta, aproximadamente a 1,5 km do centro de Itanhandu. Chega-se no local, saindo da antiga estação de trem e passando pelo pontilhão. A pedra possui 6 vias, onde os praticantes de escalada e rappel podem escolher o nível de suas escaladas de acordo com a dificuldade de cada via.

Alto das Posses - A região do alto das Posses esta dentro da RPPN e APA da Mantiqueira. Lá encontramos a predominância da Mata Atlântica de altitude, o pico dos Três estados ( 2665m2 IGA) e muitas nascentes que formam o ribeirão Vermelho, das Posses e o Rio Verde ( IGA)

Poço do Mauro - O Poço do Mauro é um balneário localizado no bairro do Jardim, aproximadamente a 7,5 km do centro de Itanhandu. Trata-se de um poço formado pelo Rio Verde. Atinge a profundidade média de 2 m no período das cheias. A temperatura média da água é de 15°C no verão e 5°c no inverno. O local é ideal para lazer, banho e mergulho.

Poço do Cipó - O Poço do Cipó é um balneário localizado no bairro do Jardim, aproximadamente a 7 km do centro de Itanhandu. Possui profundidade média de 2 m no período das cheias. Em um local de lazer, excelente para banho e mergulho. As pessoas se penduram numa corda de cipó e fazem movimentos de vai-e-vem, balançando sobre o poço, e caem mergulhando.

Pinicão - O Pinicão é um balneário localizado no bairro do Jardim, próximo ao Curral Falso. Está aproximadamente a 5,5 km do centro de Itanhandu. Possui corredeiras entre pedras roladas e um poço com profundidade média de 1,5 m no período das cheias. A temperatura da água é de 5°C no inverno e de 15°C no verão. O local é excelente para mergulho e banho. Ladeado por vegetação gramínea, também é propício para o lazer e práticas esportivas, como voleibol, futebol e banho de sol.

Cachoeira da Usina - A cachoeira e corredeira,ideais para lazer e ecoturismo, localizam-se na antiga Usina,no bairro do Jardim, aproximadamente a 14 km do centro. Chega- se ao local pela estrada do Jardim km 7 ou pela estrada das Posses km 8. A temperatura da água oscila entre 2°C no inverno e 12°C a 15°C no verão. O ideal é visitar a Cachoeira da Usina com guia profissional.

 

Festas Religiosas

Festa de São Sebastião – em janeiro

Marcha para Jesus – em setembro

Festa para N. Sra. da Piedade – em setembro

Festa da padroeira N. Sra. da Conceição – em dezembro

 

Vista panorâmica da cidade

Igreja Matriz

Igreja de São Sebastião

Passarela antiga da Estação

Cachoeira da Usina

Pinicão

 

 

 

 

 

atualizado em Março/2015

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br