No dia 14 de junho, dia em que se comemora o aniversário de morte de Nhá Chica, a paróquia de Liberdade inaugurou uma linda ermida em louvor a beata na praça do Santuário do Senhor Bom Jesus do Livramento.
Este acontecimento foi um marco na cidade e para os devotos de Nhá Chica. A ermida foi uma réplica da capela que fica na cidade de Baependi. Dezenas de fiéis compareceram para a benção e a entronização da imagem da beata celebrada pelo padre Ivair Carolino.
A bela homenagem à “mãe dos pobres”, a devota da Imaculada Conceição, emocionou à todos que acompanharam as celebrações que foram realizadas nesta data tão especial. “A ermida será um local de oração e de muitas bênçãos para todos os fiéis do município e visitantes”, explica Pe. Ivair.
Um breve histórico
Nhá Chica, ainda viva, era aclamada pelo povo como a “Santa de Baependi”, e foi beatificada pela Igreja Católica no dia 4 de maio de 2013, reconhecida como Bem-Aventurada Francisca de Paula de Jesus.
Devota da Nossa Senhora da Conceição, ficou órfã aos 10 anos de idade e cresceu sob cuidados de Nossa Senhora, a qual chamava carinhosamente de “Minha Sinhá” e nada fazia sem consultá-la. E assim passou sua vida dedicando a sua fé e a ajudar as pessoas, principalmente os mais necessitados.
Sua fé e clarividência fizeram com que a serva Deus ficasse muito conhecida e sua fama de santidade se espalhou para vários lugares. Além das pessoas da cidade e região, muitos vinham de lugares distantes em busca de seus conselhos.
Sua linda história é contada em livros e sua obra de amor e caridade tem continuidade na Associação Beneficente Nhá Chica, em Baependi, que tem como missão colher, promover e reconstruir a vida e onde são desenvolvidos inúmeros projetos sociais.
A beata morreu no dia 14 de junho, data oficial das celebrações de sua festa.