por Rita Rodrigues
O ginásio de Liberdade teve origem através de um movimento que podemos considerar como oriundo da escola particular do professor Anésio Nogueira de Carvalho, com o Colégio Santa Maria.
Tudo começou no dia 1 de julho de 1961, quando o município de Liberdade deu ao desembargador Dr. Eduardo Jara o Título de Cidadão Libertense. Dr. Eduardo Jara sentindo-se imensamente satisfeito e até mesmo comovido comentou com algumas pessoas que não tinha dado nada a Liberdade para merecer tão honrado título, mas que haveria de fazer alguma coisa para justificar o mérito do título. Daí partiu a ideia de criar um ginásio, pois acreditava que no momento o que a cidade mais necessitava, para atender a juventude, era antes de qualquer coisa, um ginásio.
Dr. Eduardo promoveu reuniões, incentivou a comunidade, o povo liberdade o seguiu, sem trazer consigo as mágoas políticas ou questões particulares, unindo todas as forças com um só propósito, o de conseguir fundos para cumprir exigências legais, tais como: material didático, reforma do prédio construído pelo Ministro João Paulo Barbosa Lima, mobiliário, etc.
Foi em seguida formada legalmente a Sociedade Mantenedora do Ensino Médio Gratuito, setor de Liberdade, sociedade esta que assumia através da responsabilidade de seus associados, manutenção no ginásio, remuneração do corpo docente.