13:50hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2024
Liberdade - Notícias
24/04/2014 11h49

IV Encontro de Bandas de Música em Liberdade

Evento tem por objetivo visar e preservar uma das maiores tradições de Minas Gerais.

 

Nas Bandas antigas, há poeira da história. Nas rachaduras dos instrumentos, a marca do tempo nos conta do século. Nas praças sem alma, o coreto nos cobra atenção. O coreto sem Banda não é presença, é pergunta. Vale preservar, há que se reativar. (...) No coreto, a Banda toca, em qualquer tempo, com registro garantido na partitura e no ouvido do povo, quem sabe na alma... (Nestor Sant´Anna e Guiomar Murta)

No dia 31 de março, a Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento e o Conselho de Patrimônio Cultural do Município de Liberdade, juntamente com a comunidade libertense, realizaram pelo quarto ano, com grande sucesso, o Encontro de Bandas de Música de Liberdade, que contou também nesta edição com o apoio da Copasa, responsável pelo tratamento de água da cidade. O evento tem por objetivo visar e preservar uma das maiores tradições de Minas Gerais: a Banda de Música, sempre “mineirando” sentimentos e sentidos, na hierarquia e composição das relações que o maestro estimula ou redefine.

Neste ano o encontro reuniu Bandas das seguintes cidades mineiras: Cruzília (Corporação Musical João Carlos Filho – Maestro Ezequiel Arantes), São Lourenço (Corporação Antônio de Lorenzo – Maestro Joaquim Ferreira), Rio Preto (Corporação Musical Lima Santos – Maestrina Mariele Lila Maria Pires), Arantina (Corporação Musical de Arantina – Maestro Antonio Carlos), Olaria (Corporação Musical Nova Aurora – Maestro José Alves de Souza, o Menestrel), Lima Duarte (Corporação Musical Santa Cecília – Maestro Antonio Dimas), Bom Jardim de Minas (Corporação Musical União Bom-Jardinense – Maestro Marcio Marques), Santana do Garambéu (Corporação Musical Lira Santanense – Maestro Ailton Fonseca), Piedade do Rio Grande (Corporação Musical Santa Cecília – Maestro Edmilton Eurico Ribeiro) e Alagoa (Corporação Musical Juca Quirino – Maestro José Messias Mauro, filho de Liberdade). Na ocasião também se apresentou a Orquestra de Jazz Sinfônico de Liberdade, sob a regência do Maestro Adelmo.

Ao fim do evento, o pároco local, Pe. Ivair, agradeceu a todos que se empenharam e colaboraram para que o grande encontro acontecesse.

(CP, com informações fornecidas pela Paróquia Santuário Senhor Bom Jesus do Livramento, de Liberdade). 

           

 

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br