Em setembro o povo de Liberdade celebra com alegria e entusiasmo a tradicional festa em homenagem ao Senhor Bom Jesus do Livramento, quando o povo católico se une como “família Bom Jesus” para celebrar dias de graça e acolhimento a romeiros de todas as partes do país, que chegam à cidade de Liberdade .As atividades religiosas acontecem durante o mês inteiro.
No primeiro domingo, a imagem/réplica, que durante a solene procissão do Jubileu é carregada nos ombros dos devotos, foi conduzida desde a capela rural da Vargem da Imagem até o Santuário, acompanhada por uma carreata, da qual participam também mais de uma centena de cavaleiros e amazonas e dezenas de motoqueiros.
Após a vibrante acolhida da imagem no adro do Santuário, os fiéis participaram da solene Missa de abertura do Jubileu, para o qual o povo católico se preparou participando de novena, de Missas pelos enfermos e idosos, famílias e juventude.
A Novena preparatória em honra ao Senhor Bom Jesus atraiu centenas de pessoas durante seus 9 dias, com a benção do Santíssimo Sacramento.
Durante os dias 12 e 13 a cidade recebeu a presença de padres que foram prestigiar o Jubileu, ajudando nas celebrações, com idosos enfermos, famílias, crianças e jovens, fortalecendo a comunidade com sua alegria e carisma.
O ponto alto das festividades religiosas aconteceu no dia 14, sábado, dedicado ao Senhor Bom Jesus do Livramento. Durante a madrugada, romeiros chegaram em caravanas, e durante todo o dia os fiéis participaram de missas, confissões e bênçãos especiais. A cidade se tornou um ponto de encontro de fiéis de todo o país que foram até o santuário agradecer as bênçãos alcançadas, fazer novos pedidos e renovar a fé no Bom Jesus.
“É uma grande emoção. Impulsionados pela fé, peregrinos vindos de todos os cantos acorrem ao “trono sagrado” do Bom Jesus para clamar por graças ou agradecer tantas bênçãos alcançadas. Sentimo-nos, de fato, como “Família Bom Jesus”, acolhendo a todos irmãos nossos na fé“, declara Padre Ivair Carolino, Administrador Paroquial e Reitor do Santuário.
A solene Missa de encerramento, ao entardecer, teve a presença de Dom Gil Antonio Moreira, Arcebispo Arquidiocesano de Juiz de Fora e de sacerdotes e diáconos visitantes. Em uma procissão, cerca de 40 mil devotos, portando velas, acompanharam a imagem-réplica do Bom Jesus pelas ruas da cidade, encerrando-se os festejos com bonito show pirotécnico, como se fosse chuva de bênçãos coroando aquele momento sagrado.
Neste ano a Paróquia de Liberdade realizou, na tarde do 4º domingo do mês, a concentração de todas as comunidades rurais e urbanas quando, após missa de Ação de Graças a confraternização permaneceu noite a dentro, com animação da banda “Pereirinhas”, no Centro de Acolhimento e Evangelização, inaugurado em 2013 em vasto espaço, ao lado do salão paroquial. Nestes dias, as ruas de Liberdade se vestiram de alegria, principalmente a partir do dia 12, quando barraquinhas se espalham pelo centro de cidade.
O encerramento do Grande Jubileu acontecerá neste domingo, dia 29, às 13h, com o retorno da Imagem-réplica para a comunidade, conduzida por carreatas e cavalgadas ate à Vargem da Imagem, com a Santa Missa e confraternização.