No dia 25 de setembro de 2103 foi realizada uma ação ambiental na forma de peixamento na bacia hidrográfica do Rio Grande, no município de Liberdade.
O peixamento faz parte do programa PEIXE–VIVO, das Centrais Elétrica de Minas Gerais – CEMIG, que prevê medidas mais efetivas para a conservação dos peixes, melhorando a ictiofauna (conjunto de espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica) na bacia do Rio Grande. Os alevinos são provenientes da Estação Ambiental Itutinga. Foram soltos a espécie Curimba - 4.000 unidades - e mil alevinos de Piracanjuba nas proximidades do bairro São Pedro.
O evento teve a participação dos alunos da Escola Municipal Professor José Estevão, que receberam orientação da estagiária em meio ambiente Débora Pereira Cordinelli sobre a importância em povoar o Rio Grande com espécies nativas. Estiveram presentes a diretora da Escola Professor José Estevão, Vivian Sandor Santos Oliveira, e a vice-diretora, Rita de Fátima Paula; a professora Maria Aparecida de Andrade, a diretora do Departamento Municipal de Educação, Romélia Carla Franco, o presidente da Associação de Produtores Rurais e Região, ASALIBRE, Carlos Antônio Dias Barbosa; representantes da Prefeitura de Liberdade, coordenador Municipal de Meio Ambiente, Wanderlei Primo; chefe de Obras, Maurício Elias Sampaio Alves e a comunidade local.
A Equipe da Cemig foi composta por Edson Lima, agente de Relacionamento; Débora Pereira Cordinelli, estagiária em Meio Ambiente, Jaílson Maximiano da Silva, encarregado; Gilson Antônio Azarias, técnico agrícola e Gilmar Sollino, agente de Meio Ambiente.
Segundo Wanderlei da Silva, a iniciativa é bem vinda para o Município, uma vez que ressalta a importância em preservar as espécies nativas de peixes, envolvendo a comunidade numa prática extremamente necessária e desenvolvendo uma consciência ambiental mais efetiva.