06:49hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Liberdade - Notícias
29/03/2012 02h06

Liberdade Semana Santa em Liberdade

Semana Santa em Liberdade

A cidade de Liberdade está localizada no alto da Serra da Mantiqueira, onde os padres jesuítas, em sua missão de catequese, construíram a ermida do Senhor Bom Jesus do Livramento, ainda na primeira metade do século XVIII, com paredes de pedra e coberta de sapê, abriga uma pequena imagem do Senhor Bom Jesus trazida de Portugal, com cerca de 30 cm de altura e preservada até os dias de hoje. Em volta dessa capela as pessoas começaram a se fixar, dando origem a um povoado.

 

Conta a tradição que a população começou a buscar uma nova imagem do Senhor Bom Jesus de maiores dimensões - e não era tarefa muito fácil – quando, certo dia, surge um velho desconhecido peregrino, e ninguém sabia de onde ele viera e quais eram seus objetivos.

 

Tomando conhecimento dos desejos do povoado, ele se oferece para fazer a imagem, e a fez sem qualquer custo, sumindo sem deixar nenhuma pista. Desde então a população da cidade acredita ter sido São José, que veio a esse povoado fazer a imagem do seu próprio filho.

 

A imagem do Senhor Bom Jesus Livramento, deixada pelo velho peregrino, encontra-se hoje no Santuário e impressiona muitos estudiosos por sua tamanha perfeição e admirável expressão de dor.

 

Na cidade de Liberdade a Semana Santa é comemorada com muito fervor, começando pelo Domingos de Ramos (01), com a coleta para a Campanha da Fraternidade, concentração em frente ao hospital, bênção e procissão de Ramos, às 16hs.

 

Após a Missa, a procissão do Depósito de Nossa Senhora das Dores. A Celebração penitencial com as famílias acontecerá na segunda-feira (2), e celebração penitencial com a juventude na quarta-feira (04), ambas às 19hs.

 

Terça-feira (03), ás 15hs, será realizada a Missa e Unção dos Enfermos no Santuário. E às 19hs, procissão do Encontro, com a imagem de Nossa Senhora das Dores saindo da Igrejinha, e a imagem do Senhor dos Passos saindo do Santuário. A Via-sacra pelas ruas da cidade será na quarta-feira (04), logo após a confissão dos jovens, às 19hs.

 

Na quinta-feira (05), às 9hs, celebração com as crianças no Santuário e Missa dos Santos Óleos, na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, às 19hs, instituição da Eucaristia e Lava-pés no santuário; translado do Santíssimo para a Igrejinha e vigília até as 24hs.

 

Sexta-feira Santa (06), dia de jejum e abstinência de carne, Via-Sacra no Santuário, às 06hs. As confissões serão realizadas de 8hs às 11hs, no Santuário e Ação litúrgica às 15hs. Às 19hs, encenação – Sermão do Descendimento e procissão do Enterro.

 

O dia de silêncio e veneração é celebrado no sábado (07), onde é realizada a Solene Vigília Pascal, às 20hs, com a celebração da Luz, liturgia da palavra, liturgia batismal e liturgia eucarística.

 

No Domingo de Páscoa haverá a procissão da Ressurreição, saindo do Cruzeiro para o santuário, às 05h30min, com a Solene Celebração Eucarística. Celebração dos Batizados, às 8hs, celebração de Páscoa com as crianças na Igrejinha, às 9hs, e Missa com romeiros no Santuário, às 10hs. Às 14h30min, caminhada ao encontro das réplicas dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude, em Bocaina de Minas, e às 17hs, acolhida das réplicas na cidade. Missa do Santuário, seguida da procissão do Triunfo de Nossa Senhora, às 18hs, onde se dá o encerramento da Semana Santa.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br