05:29hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024
Liberdade - Notícias
29/08/2013 15h50

Personagens que fazem parte da Nossa História - Dona Lucília de Siqueira Barbosa Lima

Dona Lucília deixou sua história na cidade de Liberdade

Descendente da família Siqueira da cidade de Aiuruoca, dona Lucília de Siqueira Barbosa Lima nasceu no dia 5 de dezembro 1922. Filha caçula de Alfredo Lopes de Siqueira e Arminda Augusta de Siqueira, teve duas irmãs: Eurídice Siqueira Mendes, 95 anos, residente em Belo Horizonte e Maria Aparecida Siqueira Benfica, já falecida.

Iniciou seus estudos no Colégio “Santa Edwiges” em sua terra natal e posteriormente em Passa Quatro, tendo concluído o curso Normal na Escola Normal “Santa Teresinha” em Caxambu, no ano de 1942.

No início de 1943 foi convidada para ser professora em Liberdade. Na cidade casou-se em 26 de julho de 1952 com o advogado José Pitágoras Barbosa Lima. Tornou-se diretora do Grupo Escolar “Ministro Barbosa Lima” por três anos e em seguida assumiu o cargo de auxiliar de diretoria e professora Regente de Classe por muitos anos até aposentar-se em 1971.

Como professora dedicada e carinhosa, educou várias gerações de libertenses e alunos de cidades vizinhas. Foi, também, professora voluntária por dois anos na época da fundação do Ginásio de Liberdade e ainda professora do Colégio Santa Maria.

Em 1987 como reconhecimento de seu importante trabalho na educação, recebeu o Título de Cidadã Honorária concedido pela Câmara Municipal de Liberdade.

De seu casamento concebeu um filho, José Armando de Siqueira Barbosa Lima, médico, residente em Liberdade. Durante sua vida dedicou-se plenamente à sua família, sua nobre profissão e de maneira marcante a vida religiosa na Paróquia do Senhor Bom Jesus do Livramento, onde foi presidente do Apostolado da Oração por várias vezes, Ministra da Eucaristia, Coordenadora do Curso de Noivos entre outras atividades.

Durante os 70 anos que morou em Liberdade, sua residência sempre foi um lugar onde acorriam os mais necessitados em busca de todos os tipos de auxilio e de sua palavra confortadora.

Faleceu já viúva, aos 90 anos, em Juiz de Fora, no dia 28 de dezembro de 2012.

Deixou seu filho José Armando, sua nora Márcia, sua irmã Tide e todos os seus sobrinhos e demais familiares, amigos e pessoas que para ela trabalharam com uma imensa saudade.

Dª. Lucília deixou como marca de sua carismática personalidade seus exemplos de fé, ternura, honestidade, amor e caridade.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br