por Alessandra Alves Mello
Dr. Eduardo Jara, mineiro de Santana do Deserto, nasceu em sete de março de 1909 e ficou órfão de pai aos seis anos, quando foi para o Seminário de Mariana- MG. Seus estudos começaram muito cedo e o levaram a conclui-los em Juiz de Fora.
Finalmente, já no Rio de Janeiro, formou-se na Faculdade Nacional de Direito. Eduardo casou-se com Rosa Gama Jara e tiveram quatro filhos: Rosy, Leila, Eduardo e Madalena. Fez concurso público para Juiz de Direito e ingressou na Magistratura do antigo Distrito Federal, hoje estado do Rio de Janeiro. Posteriormente foi promovido a Desembargador. Durante toda a sua trajetória, Eduardo amou a vida no campo.
Em 1942, através de um amigo, conheceu o município de Liberdade. Logo se encantou pela terra onde adquiriu uma propriedade bem próximo á Augusto Pestana. De lá, para comprar uma fazenda em Liberdade foi uma questão de tempo. E assim Eduardo não saiu mais da região, seus filhos e netos aprenderam com ele a amar esta terra abençoada por Nosso Senhor Bom Jesus do Livramento.
Tornou-se muito amigo de cidadãos proeminentes como o Sr. Joaquim Barbosa (Sr. Zozote), os irmãos médicos, Dr. Pitágoras Barbosa e Lima e Dr. Winchelman Barbosa e Lima, do fazendeiro José Quirino Cunha e de muitos outros libertenses.
Sabedor da ansiedade dos libertenses, através do sr. Zozote, em conseguir um ginásio, inexistente até então nesta cidade. Abraçou de coração essa causa, decidido a torna-la realidade.
Por iniciativa de Dr. Eduardo e Sr. Zozote foi criado então um grupo de Proeminentes Cidadãos Libertenses, que se tornou o mantenedor das despesas financeiras, necessárias à reforma física do antigo “ Casarão Barbosa”, que foi o primeiro local escolhido para a instalação do futuro ginásio da cidade. Para isso organizaram-se leiloes, com diversos fazendeiro. Enfim, toda a cidade colaborando da maneira como cada um podia, para o beneficio maior que se almejava.
Mas havia a necessidade principal, que era o reconhecimembht5o e a autorização das autoridades competentes do Ministério da Educação para se criar tal estabelecimento de ensino. Para tanto se empenhou o Dr Jara, junto aos órgãos federais daquele Ministério, com intermináveis idas e vindas, inclusive pessoalmente, com o próprio Ministro da Educação para obter a necessária autorização na criação e fundação do Ginásio. Depois de muitas dificuldades e imensos entraves burocráticos, finalmente o objetivo foi alcançado.
Voltando à Secretaria de Educação com um representante de Liberdade, o Sr. Digué. Ultimaram a documentação necessária retornando à Liberdade com a boa noticia da aprovação do Ginásio para a cidade.
Entretanto, para que o Ginásio pudesse funcionar, era necessário um diretor, um professor graduado, que residisse na cidade para ser responsável pelo centro educacional. O Dr. Jara conseguiu mais uma vitória trazendo o professor para assumir a direção.
No dia 06 de junho de 1963 foi inaugurado o Ginásio de Liberdade, com muita alegria para toda a cidade, que assim podia ver ser filhos prosseguirem os estudos, sem a necessidade de irem para outras cidades como acontecia anteriormente.
Portanto mais de 70 anos se passaram desde que Dr. Eduardo Jara chegou por essas paragens. Faleceu em 18 de julho de 2004, aos 95 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro. Sua família, quatro filhos, onze netos e treze bisneto continuam mantendo a propriedade e frequentando até hoje a cidade de Liberdade que é muito grata ao Dr. Eduardo.