Na manhã do dia 16 de setembro, em atendimento a denúncia anônima sobre tráfico de pássaros da fauna silvestre, a equipe da Polícia Ambiental de Aiuruoca localizou no bairro Quirinos, zona rural de Liberdade um cativeiro de pássaros. Conforme denúncia, o traficante aliciava moradores do bairro, a fim de caçarem os pássaros, comprando-os por valores pequenos, sendo posteriormente levados em grande quantidade para serem vendidos no Estado do Rio de Janeiro. A equipe de Polícia de Meio Ambiente ao chegar ao local denunciado, de difícil acesso, feito somente a pé, verificou todo o sítio sem que alguém da localidade se dispusesse a acompanhá-la na fiscalização.
A Policia localizou nos fundos do sítio uma casinha de pau-a-pique, onde foram encontrados 2 Curiós, 2 Coleiros de Papo Preto e 1 Trinca-Ferro, além de 13 gaiolas, sendo duas de alçapões e três viveiros de madeira, onde ficavam depositados os pássaros que eram caçados. Conforme denunciado, o local servia também para amansá-los, pois eram mantidos em um ambiente bastante parecido com o habitat natural, porém sem nenhuma liberdade devido ao tamanho.
No local a equipe observou que faltava higiene nas gaiolas e viveiros. Todos os pássaros não possuíam anilhas, sendo assim foram apreendidos em suas respectivas gaiolas e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil de Aiuruoca. Já o restante do material apreendido foi inutilizado no local. Não foi possível a prisão do autor por não se encontrar no local. Foi registrado boletim de ocorrência para continuidade das investigações.