Participantes do curso Derivados de Leite
A economia gerada pelos municípios mineiros, sobretudo os do Sul de Minas, é sustentada em grande parte pela produção rural. Em Liberdade, o cenário não é diferente. Estima-se que a zona rural do município componha 70% do total dos cidadãos da cidade. O incentivo à geração de renda é fundamental e, para isso, um grupo de moradores participou do curso básico de Derivados de Leite.
A capacitação teve carga horária de 40 horas e aconteceu entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Centro de Acolhimento aos Romeiros da Igreja Matriz da cidade. No total, 12 pessoas, entre homens e mulheres, participaram da qualificação.
O curso ocorreu através da parceria entre a prefeitura e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Os moradores da cidade puderam aprender, entre outras coisas, sobre a utilização do leite para produção de doces e diferentes tipos de queijo.
Segundo a analista da Formação Profissional Rural do SENAR MINAS, Marília Saraiva, a atividade leiteira é responsável por uma parcela significativa da riqueza e do emprego no setor rural. “A atividade representa um dos agronegócios mais importantes do nosso estado. Neste cenário, é exigido do setor não somente a melhoria na eficiência do processo produtivo como também a melhoria na qualidade dos produtos e garantias sanitárias”, ressalta.
Os munícipes encararam a iniciativa de forma positiva e a prefeitura pretende dar continuidade com as ações, de acordo com a administração. “Aqui é uma região que tem muitas pessoas que trabalham com leite e eles não tem esse tipo de incentivo, eles não sabem como valorizar a produção local e agora terão essa noção de como reutilizar o recurso local”, informa Nataly Ferreira, diretora da Secretaria de Assistência Social.
Ainda não há uma data fechada para a realização de outros cursos, mas a administração acredita que em março deva ocorrer outros. Todas as capacitações serão gratuitas e apenas pessoas com idade acima de 18anos poderão participar.
A atividade leiteira
O curso Derivados de Leite visa a formação de profissionais qualificados para atuarem no setor lácteo, proporcionando, por meio dos conteúdos ministrados, uma base de conhecimentos básicos e tecnológicos de forma a desenvolver habilidades e competências específicas na área de processamento de leite.
O curso, os participantes aprenderão sobre as boas práticas para obtenção de um leite com qualidade, sobre recebimento correto da matéria-prima, beneficiamento do leite, processos de industrialização dos derivados em suas diversas etapas, respeitando procedimentos e normas técnicas.
Aprenderão como produzir diversos derivados lácteos como queijos, requeijão, ricota, iogurte, doces e a como controlar o processo de elaboração dos derivados de leite segundo procedimentos e princípios de qualidade, segurança, higiene e preservação ambiental dispostos na legislação vigente.
Além das habilidades específicas da qualificação profissional, no curso também são tratados princípios éticos no trabalho e no convívio social, propiciando aos participantes aprenderem a trabalhar em equipe e a desenvolverem iniciativa, criatividade e responsabilidade.