Por iniciativa do Cartório de Registro Civil e Notas de Liberdade, MG, através de uma parceria com o CRAS - representando a Prefeitura de Liberdade - foi realizado no dia 11 de maio, no Salão Paroquial da Igreja do Senhor Bom Jesus do Livramento, a celebração de 17 casamentos comunitários de casais que viviam em situação irregular perante a sociedade, o Estado e a família, podendo assim legalizarem suas vidas no âmbito do direito, visando a proteção futura de seus deveres e obrigações decorrentes do casamento civil.
A ideia surgiu da observação, na vida cotidiana, do Registro Civil, verificando que muitos casais da comunidade vivem nesta situação.
O grande evento foi marcado por uma bela celebração, envolvendo os familiares dos contraentes e uma linda festa, onde foi servido a todos convidados um grande bolo e refrigerantes, sendo ainda abrilhantada pela cantora Mariane, com sua bela voz dando um brilho especial ao evento.
O projeto teve a grande colaboração da sra. Joelma Ferreira Campos, assistente social responsável pelo CRAS e pelo Departamento de Assistência Social do Município). Contou também com o apoio da Prefeitura de Liberdade, através do prefeito Massilon da Silva Maciel e participação Juíza de Paz do Município, Miriam da Cunha Ferreira, que muito colaborou com o seu trabalho, também a oficial substituta, Sueli Carvalho da Silva Cassiano, que muito se empenhou pela realização do evento.