10:31hs
Quinta Feira, 21 de Novembro de 2024
Liberdade - Notícias
28/11/2013 16h55

Sítio Maritacas é uma das cinco empresas de destaque

Sítio Maritacas está em destaque entre as duas únicas empresas do Sul de Minas.

Pequenas empresas mineiras, que adotam boas práticas sustentáveis, são reconhecidas pelo Sebrae MG, há três anos. Na noite de quarta-feira (23), a instituição realizou a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae MG de Práticas Sustentáveis 2013, que reconheceu cinco empreendimentos: a Fazenda Engenho D’Água de Ouro Preto; a Fazenda Itaoca de Conceição do Rio Verde; o Sitio Maritacas de Liberdade;  JeM Peças e Serviços/Jovcar de Curvelo; e Sorveteria Gosto do Cerrado de Montes Claros.

Ao todo 122 micro e pequenas empresas  mineiras se inscreveram na terceira edição da premiação, das quais foram selecionadas 11 finalistas.  Ao reconhecer empresários que entendem que crescimento é diferente de desenvolvimento, o prêmio do Sebrae MG está destacando novos valores nos negócios, disse Fábio Veras de Souza, diretor de operações da instituição presente no evento. “Essas empresas são pioneiras e nossos parceiros, para daqui a 15 anos estarmos comemorando o que é sustentabilidade”, salientou o diretor.

Entre os critérios de seleção do prêmio estão empresas em dia com as obrigações de licenciamento ambiental e que possuem práticas diferenciadas na gestão de resíduos, recursos hídricos, eficiência energética, controle de qualidade do ar e da poluição sonora. No âmbito social, empreendimentos que investem em programas de treinamento e capacitação dos empregados, de segurança no trabalho, além de respeito à legislação trabalhista, previdenciária e fiscal.

Criada em 2011, a premiação promovida pelo Sebrae Minas é um incentivo à inovação tecnológica e à busca de posturas e procedimentos que possam tornar as pequenas empresas mais eficientes, rentáveis e sustentáveis.

Sítio Maritacas

Um rapaz determinado, assíduo nos estudos e com um compromisso mútuo entre a universidade e a família. Assim é o técnico em agropecuária e estudante de Engenharia Agronômica da UFRRJ, Jucimar Moreira, autor do Projeto premiado “Agricultura Familiar” com práticas sustentáveis, estando entre as duas únicas empresas premiadas no Sul de Minas.

O projeto é da empresa rural de sua família “Sítio Maritacas” e se desenvolveu da seguinte forma:

A alimentação do gado foi trocada e na agricultura o plantio convencional substiituído pelo plantio direto, reduzindo custos e preservando uma área maior já que esta prática revolve menos a camada do solo. A utilização de espécies vegetais mantém a nutrição e umidade do solo e controla as espécies daninhas, evitando roçar o terreno. Ao substituir o uso de fertilizantes pelo adubo orgânico, preserva-se cerca de 60% da propriedade, que vem sendo reflorestada e as nascentes, protegidas.

Essa conquista importante é motivo de orgulho para toda a família e para a cidade de Liberdade. 


PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br