02:29hs
Sexta Feira, 21 de Junho de 2024
Minduri
23/03/2022 16h47

ENCONTRO REGIONAL CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA

Será apresentado o Plano Conservador da Mantiqueira pelo gestor ambientalista Paulo Henrique
 

O Plano Conservador da Mantiqueira é uma iniciativa coletiva, que une agentes na esfera pública, no terceiro setor, em instituições de ensino e no setor privado em prol do mesmo objetivo: promover a restauração de paisagens na região de influência da Serra da Mantiqueira.

Ele surgiu após uma experiência da expansão do projeto Conservador das Águas, da prefeitura de Extrema (MG), feita entre 2015 e 2016 com apoio das organizações SOS Mata Atlântica, The Nature Conservancy (TNC) Brasil, União Internacional pela Conservação da Natureza (UICN) e World Resources International (WRI) Brasil. A proposta foi levada para quatro municípios vizinhos que, assim como Extrema, pertencem à Área de Proteção Ambiental (APA) Fernão Dias.

Utilizando os conhecimentos, habilidades e metodologias desenvolvidos a partir de 2005, ano de início do Conservador das Águas, mais a experiência prática acumulada, em pouco tempo se obteve o apoio político, técnico e da comunidade para aprovar leis municipais de adequação ambiental.

O objeto principal do PLANO CONSERVADOR DA MANTIQUEIRA – PCM é promover a restauração florestal de espécies nativas, em cerca de 1.200.000 hectares na área de influência da Serra da Mantiqueira nos mais de 280 municípios dos Estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro, utilizando a expertise do município de Extrema na execução do Projeto Conservador das Águas, primeira experiência brasileira de projeto de restauração florestal utilizando o mecanismo de PSA, bem como o apoio para a implantação do Plano Municipal da Mata Atlântica – PMMA.

Os objetivos específicos deste plano consistem em:

a) Formação de corredor ecológico na área de abrangência e influência da Serra da Mantiqueira.

b) Melhorar a capacidade de produção dos serviços ambientais, como a água, a conservação de solo, a biodiversidade, o sequestro de carbono, a manutenção da paisagem.

c) Promover um plano municipal e regional da mata atlântica com a participação de diversos atores e apoio da Fundação SOS Mata Atlântica.

d) Melhorar a capacidade de resiliência dos municípios para enfrentar os danos causados pelas mudanças climáticas.

 

Fonte: conservadordamantiqueira.org

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br