A água nossa de cada dia...
A água é o líquido mais precioso que existe em nosso planeta, sem ele a vida seria impossível.
Sem água, ninguém poderia comer, porque não poderíamos molhar os alimentos com a saliva.
Também não poderíamos respirar sem umidade nos pulmões. E o sangue não levaria nutrientes para onde são necessários no corpo.
Mais de 70% da água que existe na superfície da Terra encontra-se nos oceanos e não é própria para o consumo humano, pois é salgada.
Há cerca de 4 bilhões de anos, quando nosso planeta era uma nuvem quente de poeira e gás, a água existia sob a forma de vapor, misturada a outros gase. À medida que a Terra foi esfriando, o vapor foi se condensando e caindo em forma de chuva.
Assim surgiram os primeiros rios, que, ao correr em direção às terras mais baixas, formaram os oceanos, que ainda não eram salgados. O sal é originário das profundezas da Terra.
O nosso país possui um dos maiores reservatórios de água doce do mundo:
O Aqüífero Guarani pode fornecer até 43 trilhões de metros cúbicos de água por ano, o suficiente para abastecer de forma sustentável uma população de 500 milhões de habitantes, embora ele esteja ameaçado pela poluição. Enquanto várias partes do mundo já sofrem com a falta da água, o nosso país privilegiado e abençoado pela natureza.
De acordo com estudos estatísticos está previsto que, até 2025, 1,8 bilhão de pessoas viverão em regiões de seca absoluta.
Hoje mais de 1,6 bilhão de pessoas não tem acesso a água potável e 8 milhões morrem por ano por doenças ligadas ao fornecimento inadequado desse precioso líquido.
A falta de água provocará guerra entre nações por causa desse precioso líquido essencial para a sobrevivência da espécie humana.
Quando diminui a água doce, o futuro da humanidade se torna amargo; o desperdício é a gota é a gota d’água.
Crianças, vocês sabiam que quase ¾ partes do corpo humano é composto de água?
Vale lembrar um dado catastrófico para o Brasil. Enquanto as perdas de água na Alemanha(8%) são as menores do mundo, o Brasil varonil de encantos mil, ocupa a mais alta do pódio do desperdício com 45%!
Precisamos economizar esse precioso líquido com urgência.
Sabendo usar com responsabilidade não vai faltar.
(EM BOX)
ATENÇÃO CRIANÇAS:
Concurso Literário: “A água nossa de cada dia”
Organizado pela Associação do bairro São Lourenço Velho, Garagem dos Livros, Posto de Saúde e Página Literária.
Vencedores
Kauana de Brito: Humberto Sanches
Ellen Matias: Emílio A. Santos
Kelvin Leis dos Santos: Emílio A. Santos
Thalys: Apae – Escola Esperança
Pedro: Apae – Escola Esperança
Isla: Apae – Escola Esperança
Agradecemos a todos aqueles que colaboraram na realização desse evento.