04:30hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Opinião
09/02/2017 09h38

O que vem antes? A motivação ou o dinheiro?

Gilclér Regina

Eu ganho um bom dinheiro e por isso trabalho motivado ou eu trabalho motivado e por isto eu ganho um bom dinheiro? O que vem antes? Numa conversa informal na padaria um rapaz me perguntou qual era o tema das minhas palestras.  Eu respondi que em geral os temas são de motivação.

Ele contestou dizendo ser de certa forma uma perda de tempo... Se a minha empresa realmente quer me ver motivado, que ela aumente o meu salário...  continuou ele.

Eu perguntei qual era o seu salário e ele me respondeu que ganhava algo em torno de R$ 1.200,00 e estava totalmente desmotivado.

Então, deixa eu refletir com você agora. Se a empresa lhe desse um aumento de 100%, ou seja, mais hum mil e duzentos reais, o seu salário passaria a ser de dois mil e quatrocentos reais por mês.  Você acha que realmente ele ficaria motivado? Por quanto tempo duraria essa motivação? Será que ele mudaria de atitude depois deste aumento?

Pensa comigo, será que ele passaria a se interessar mais pela empresa, pelos objetivos da empresa, pelo bom ambiente da empresa e iria se comprometer mais com os resultados do negócio?

Será que ele chegaria dez minutos mais cedo ou se ficaria dez minutos depois do expediente para ajudar em algo sem nenhuma reclamação? O que você acha? O que vem antes: A motivação ou o aumento de salário? O que realmente motiva uma pessoa no trabalho?
Sim, eu tenho certeza que a maioria das pessoas gostaria de ganhar e ser promovida primeiro para depois fazer o que tem de ser feito. Aí está o dilema: “Ter” para “Ser” ou “Ser” para “Ter”.

Ah! Se eu tivesse aquele carro ou aquele apartamento eu seria mais feliz. Se eu ganhasse na loteria tudo mudaria na minha vida. Se eu ganhasse mais dinheiro minha vida seria melhor. Ai você ganha e nada acontece, nada muda e se bobear até os problemas aumentam.

Vem comigo: Primeiro vem a motivação. Primeiro vem a mudança e o crescimento como pessoa.  Primeiro vem um trabalho bem feito, com brilho nos olhos. Primeiro vem a dedicação, a experiência.  Primeiro vem você definindo o seu sonho, o seu projeto de vida e nele lançar-se na construção.  
E continuando... primeiro vem o seu empenho, sua garra, seu esforço. Primeiro você precisa dar para receber. Precisa plantar para depois colher. É a lei natural da vida.  A maioria quer colher sem plantar.

A construção da sua carreira é como subir uma escada, degrau a degrau... um aprendizado aqui...  uma experiência ali. Tem pessoas que já querem a faixa preta na segunda aula. Estas pessoas querem estar no topo sem ter passado pela base.  

A maioria se acha merecedora, mas na prática não faz nada. Não colabora com os colegas e com a empresa. Atende mal os clientes, são pessoas que não se doam ao trabalho, são tarefeiros, isso sim, só fazem o que é mandado, meros cumpridores de ordens e o que mais sabem fazer com muita iniciativa é reclamar do salário.

E se você aumentar os seus salários você acha que estas pessoas mudarão suas atitudes, seu comportamento?

Quero deixar bem claro que sou a favor da promoção, do aumento de salários, da produtividade, desde que, com justiça...  Não sou a favor de dar gorjeta para um mau atendimento.

Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br