Nós somos aquilo o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um ato isolado, mas um hábito”.
(Aristóteles)
Neste competitivo mercado de trabalho do século 21, as empresas em seus processos de recrutamento e seleção, para que se mantenham na vanguarda das transformações do mercado, estão cada vez mais à procura de “gente excelente”.
Para se destacar em um processo seletivo de uma grande organização não basta ser um excelente profissional é imperativo ser também uma excelente pessoa, que saiba exercer com excelência a plenitude de seus atributos profissionais. Neste sentido, um dos atributos que mais impactam a entrada ou até mesmo a permanência de um profissional no mercado de trabalho é a sua capacidade de relacionamento multidirecional, isto é, saber se relacionar, e de forma excelente, com todos os níveis hierárquicos da sua organização (superiores, pares e subordinados).
Empresas consideradas de alta performance primam pela manutenção de um excelente clima organizacional, onde a criatividade e o trabalho construtivo em equipe possam “florescer” de maneira espontânea e contínua.
Para aumentar a sua competitividade no mercado de trabalho busque aperfeiçoar a sua capacidade de relacionamento com os que estão a sua volta. Caso a sua empresa permita, faça o job rotation, ou seja, procure atuar em áreas diferentes da que você trabalha atualmente, isto além de melhorar a sua visão sistêmica da organização, pode auxiliá-lo a construir novas e importantes amizades na empresa.
Jamais se esqueça desta máxima do mercado profissional: “excelência atrai excelência e incompetência atrai incompetência!” Assim sendo, trilhe o caminho da excelência em todos os aspectos da sua vida pessoal e profissional e dentro de pouco tempo este hábito estará incorporado ao seu dia a dia. Esforce-se para conseguir! O resultado valerá apena!
Pense nisso!
Sucesso!
por Marcelo Arteiro,
Consultor Empresarial/
Palestrante Organizacional, mestre em Administração de Empresas pela UFLA/MG. Liberdade/MG.
marcelo.arteiro@yahoo.com.br