Sim, estamos em 2012. Inicia-se um novo ano, nova contagem de tempo, tempo para nossas vidas ou tempo para o nosso planeta tão ínfimo e perfeito no espaço sideral? Milhares, milhões, bilhões de anos... Que idade o planetaterratem? A idade que cada ser humano tem, pois fazemos parte de tudo, desde que tudo começou. Começou quando? Sei lá, e nenhum ser humano vai poder responder a essa pergunta. Tudo é relativo e aproximado quando tentamos decifrar a idade da terra e do universo.
O que são os anos na a vida de cada ser vivente? Para os seres humanos, que criaram os números, uma contagem regressiva. Para uns, a contagem será mais demorada, para outros nem tanto. Assim, anos são números, contas, somas de encontros, de olhares, de desejos, de prazeres, de buscas, de vitórias, de derrotas, de nascimentos, de mortes, de saudades... Ah, e quantas saudades somadas em nossas vidas! Saudades só sentimos daquelas coisas que nos fizeram felizes (buscamos sempre a felicidade até o nosso último suspiro).
Convencionamos acreditar e desejar, sempre ao fim da contagem de cada ano, que a contagem do ano seguinte nos seja próspera, envelhecendo, envelhecidos ou não. A contagem dos anos nos coloca de frente com o fato de que logo estaremos dando lugar para outros iguais (ou quase iguais) e essa realidade é o mais exato conceito da criação do universo: estivemos sempre vivosdesde que surgiu o universo, transformando-nos em novos seres, em novas vidas.
Queremos, sempre ao fim da cada ano, esquecer nossas derrotas, nossas mágoas, nossos desencontros; queremos, no início de um novo ano, que possamos possuir muito mais em bens materiais e encontrar aquele ser semelhante (ou quase semelhante) que nos faça feliz a todo instante; e, nessa ânsia eterna de ser feliz, juntamo-nos aos nossos entes mais próximos e fazemos uma despedida do que ficou para trás e desejamos um novo tempo de glória para nossas vidas.
Assim, que a contagem do ano que terminou possa nos ter ensinado que a vida jamais termina e que somos responsáveis por cada gesto praticado, seja para o bem, seja para o mau. Vamos, agora que se inicia uma nova contagem de dias, deixar de lado a inveja, pois ela nos adoece e nos torna cruéis. Vamos deixar para trás, no ano que se foi, todos os sentimentos e atos negativos que nos prejudicaram e prejudicaram nossos quase semelhantes. Vamos encarar 2012 com um único pensamento universal: a nossa vida é parte da criação do mundo; somos peça fundamental para a perpetuação de tudo que existe; não morremos jamais; renascemos em cada novo ser.