05:28hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Opinião
07/07/2010 17h52

Patriotismo sempre

Patriotismo sempre

O Brasil é considerado o país do futebol, a história revela a importância desta modalidade de esporte para o povo brasileiro. Nesta época pode-se observar a bandeira do país nas casas, nos carros, nos bens públicos, privados, enfim, em lugares inimagináveis. Outros símbolos nas cores verde e amarelo aparecem como decoração em vários ambientes. As cores sobressaem no vestuário de crianças, jovens, adultos e idosos de todos os cantos da nação. Os brasileiros esquecem suas mazelas e se tornam torcedores fervorosos, ficam encantados com os dribles, os gols e as boas jogadas da seleção, se emocionam com a execução do Hino Nacional.

Como fica o comportamento e o sentimento dos mesmos no final do mundial? Se a seleção perde culpa-se o técnico, os jogadores, o juiz. A frustração impera. Agora, se a seleção sagra-se campeã, a alegria explode surpreendentemente. Mas, infelizmente, depois de alguns dias o entusiasmo se dissipa. E o patriotismo?

Patriotismo significa amor à pátria. Penso que este espírito patriótico precisa ser determinante e consciente.

Alguns anos atrás, as instituições educacionais faziam com que seus alunos cantassem todos os dias o Hino Nacional e em ocasiões especiais cantavam outros hinos como o Hino da Bandeira e o Hino da Independência. Atualmente, os que são responsáveis pela área da educação não se preocupam ou simplesmente ignoram este fato. É uma utopia crer que eles possam fazer com que as instituições suscitem o civismo nos estudantes. Por outro lado, é importante salientar que cabe primeiro aos responsáveis ensinar a criança saber dar valor á sua origem, a terra em que nasceu e posteriormente cobrar que outros setores dêem seguimento a esta instrução.

Onde está o patriotismo nas eleições realizadas de dois em dois anos? Quando são eleitas através do voto de cada cidadão as pessoas que irão governar, seja em nível municipal, estadual ou nacional? Será que antes de escolher por um candidato, tem-se um cuidado de fazer uma pesquisa criteriosa sobre o mesmo, analisando se os projetos por ele apresentado são bons, viáveis e suas promessas são confiáveis?

É lamentável constatar o patriotismo somente durante a Copa do Mundo. Em pequenos detalhes do dia-a-dia é que se mostra o amor à pátria. Vamos aproveitar este momento que aflorou o civismo e o patriotismo coletivo para torcer pela nossa pátria sempre, em todas as áreas e em todos os tempos. Vamos levantar a Bandeira do Brasil primeiro em nosso coração e que a “Ordem e Progresso” seja um objetivo de todos nós.

Não vamos desistir de amar a nossa pátria todos os dias, buscando atitudes pró-ativas de civismo, justiça, respeito, solidariedade, cidadania com a nossa terra e com os nossos compatriotas.

Viva o Brasil!

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br