A comemoração de um trabalho e missão que, com a sua ajuda, continuará auxiliando as pessoas com deficiência intelectual e múltipla e suas famílias.
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Passa Quatro comemora, este mês, 50 anos de atividade. Criada em 24 de junho de 1968, a Apae de Passa Quatro, realiza assistência clínica, terapêutica e pedagógica, para um total de 110 alunos inscritos nos programas oferecidos.
A APAE é uma entidade civil, filantrópica, de caráter social que presta serviços de educação, habilitação, reabilitação e social, promovendo assim a defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.
Segundo a presidente da Associação, Maria de Lourdes Figueredo, todas as atividades são gratuitas e ainda oferece a modalidade de atendimento denominada Centro Dia, para atender, dentro de uma proposta específica, pessoas adultas com alguma deficiência.
“Como presidente observo e afirmo que o Movimento Apaeano é a experiência viva do Cuidado, do Carinho, da Atenção e do Compromisso Solidário com as pessoas”, ressalta a presidente.
Para realizar todas as atividades, a APAE conta com uma equipe de 25 professores, técnicos da área de saúde, motoristas, educador social, diretor administrativo, funcionárias da secretária e serviços gerais. Além de trabalhadores voluntários no setor da diretoria que trabalham com as responsabilidades jurídicas e administrativas da Associação.
Maria de Lourdes, explica que a Instituição é mantida por parcerias com os Órgãos Públicos Municipal/ Estadual e Federal, além de promoverem campanhas e diversas atividades para angariar recursos financeiros e sustentar o trabalho feito.
Mas, ainda assim, o que ajuda e muito a manter os trabalhos são as doações da sociedade. “Nós últimos anos, constatamos a crescente dificuldade na obtenção de recursos financeiros para fazer face aos compromissos da Entidade. É importante destacar que a APAE precisa da ajuda permanente da sociedade para que possa continuar oferecendo a ajuda tão necessária às pessoas com deficiência e seus familiares.”
Você também pode ser um colaborador e ajudar os trabalhos da APAE. Informações na sede, na Av. José Inácio de Siqueira, s/n Bairro: São Miguel ou pelo telefone (35) 3371-2081