Estiveram presentes representantes da Rede de três bairros de São Lourenço |
Equipe da 14ª Cia PM Ind, que auxilia a instalação da Rede de Vizinhos Protegidos |
Policiais militares e moradores de São Lourenço participaram da instalação da Rede
Nos dias 27 de dezembro de 2011 e 17 de janeiro de 2012, uma comitiva de moradores de São Lourenço esteve na cidade de Passa Quatro integrando a equipe da 14ª Cia PM Ind., que auxilia a instalação da Rede de Vizinhos Protegidos naquela cidade.
A iniciativa faz parte da nova estratégia adotada pela 14ª Cia PM Ind. para divulgar as boas práticas preventivas junto às comunidades que formam sua área de atribuição.
Trata-se de uma proposta integradora, em que a comunidade da 14ª Cia PM Ind. também participa das iniciativas de proteção, o que facilita a aproximação com a polícia e o entendimento das propostas pelo cidadão comum, que pode trocar informações diretamente com aqueles que estão vivenciando os projetos de prevenção contra a criminalidade.
Na oportunidade, estiveram presentes representantes da Rede de Vizinhos Protegidos dos bairros Solar dos Lagos (Gislene Vilela, Paulo Henrique, Hilário, Elton, Ely Andrade, Claudio Ribeiro), da Estação (Alessandra e Priscila) e do bairro Monte Verde (Cassandra).
Pela Polícia Militar foi realizada uma exposição contendo toda a sistematização da Rede de Vizinhos Protegidos e da Rede de Comerciantes Protegidos, fundamentadas em dados estatísticos. Ao final, os moradores de São Lourenço contaram suas experiências com o projeto e as medidas para potencializar sua eficácia.
Foi ressaltado que a eficácia da Rede está na solidariedade entre vizinhos e na confiança na Polícia Militar. Os moradores que se voluntariaram para comparecer à reunião também deram testemunhos quanto aos melhoramentos em seus respectivos bairros após a instalação do Projeto e narraram outras medidas adotadas que, apesar de não estarem diretamente relacionadas com a questão de segurança pública, contribuíram para aumentar a qualidade de vida, tudo por conta da mobilização gerada depois da instalação da Rede de Vizinhos Protegidos.
Foi ainda lembrado a importância do comprometimento e o empenho de cada morador e comerciante para que a rede possa colher bons frutos, porque a mera instalação de placas não gera resultado satisfatório. Neste sentido, o auxilio mútuo e a parceria com a PM são aspectos fundamentais.
Para a Polícia Militar, a iniciativa inédita tem a capacidade de interferir no comportamento de todos: a comunidade, o policial e até o criminoso. Este perfeito entrosamento, além de inibir a prática do crime, distribui responsabilidades e gera resultados reais, aumentando a confiança e auto-estima do cidadão, o que reduz o medo.