06/07/2022 08h20
União Brasil deixa Garcia com quase o dobro do tempo de TV dos rivais
Pré-candidato à reeleição, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), terá quase o dobro do tempo de exposição no horário eleitoral gratuito na TV e no rádio do que os principais adversários caso assegure o apoio do União Brasil. Já TarcÃsio de Freitas (Republicanos), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL), precisa do apoio do PSD, de Gilberto Kassab, para ficar à frente de Fernando Haddad (PT).
Garcia e TarcÃsio estão empatados em segundo lugar, atrás do petista, segundo pesquisas de intenção de voto. Governador e ex-ministro ainda são pouco conhecidos dos paulistas. Garcia assumiu o Palácio dos Bandeirantes em abril após renúncia de João Doria. TarcÃsio morava em BrasÃlia.
O horário eleitoral na TV e no rádio será veiculado entre 26 de agosto e 29 de setembro. A divisão do tempo é feita segundo o tamanho da bancada de deputados federais eleita em 2018. O cálculo foi realizado com base nas regras da Resolução nº 23.610 do TSE.
Com 81 deputados eleitos em 2018, o União Brasil - fusão de PSL e DEM - tem 1 minuto e 30 segundos em cada bloco, um à tarde e outro à noite, ambos com 10 minutos. Com a legenda, Garcia teria cerca de 4 minutos e 10 segundos, ante 2 minutos 23 segundos de TarcÃsio e 2 minutos e 8 segundos de Haddad, já contando com o PSB, de Márcio França, que deve concorrer ao Senado.
DISPUTA
França tenta ainda atrair Kassab para a campanha de Haddad. Com isso, TarcÃsio perderia os 39 segundos do partido, e o petista teria 2 minutos e 47 segundos, deixando TarcÃsio com apenas 1 minuto e 43.
"Acreditamos muito na TV, já que o Ãndice de desconhecimento do TarcÃsio é muito grande. (O tempo de TV) É um tiro de canhão que funciona nas classes C e D", disse o marqueteiro de TarcÃsio, Pablo Nobel.
A aposta principal das campanhas, porém, está nas inserções espalhadas pela grade de programação da TV aberta. Segundo especialistas, elas têm um impacto muito mais efetivo do que os blocos. Pelos cálculos da pré-campanha de Garcia, o tucano deve ter 13 comerciais diários, TarcÃsio, sete, e Haddad, seis.
"Nossa grande expectativa está nas inserções", afirmou Nobel. "Com a composição polÃtica do Rodrigo, ele vai ter o maior tempo de TV e a possibilidade de demonstrar o que foi feito", disse Wilson Pedroso, coordenador da pré-campanha.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Fonte: Estadão Conteúdo