Pouso Alto é um pequeno e bucólico município situado aos pés da Serra da Mantiqueira, com aproximadamente 6.500 habitantes.
Na cidade viveram personagens ilustres, como o escritor Ribeiro Couto, autor do famoso romance A Carne; depois o poeta Manuel Bandeira, vindo à procura de uma recuperação de saúde e depois, Ribeiro Couto, diplomata, poeta e escritor, foi durante quatro anos promotor de Pouso Alto e aqui escreveu a novela A Cabocla, sucesso na TV. Pouso Alto é abençoado pelas ruas, pela natureza, pelo clima e hoje encanta os visitantes e a todos que a conhecem.
O município tem diversas opções de turismo, mas as principais são as cachoeiras, como a Cachoeira do Coura, da Pedra Preta, Cachoeirão (bairro Cachoeira), Buquerê e dos Florentinos.
O clima de montanha torna os passeios turísticos agradáveis, estando a uma altitude média de 1200 metros, com tropical tropical de altitude.
Há também a trilha pra o Pico do Rachado, que é de nível de caminhada pesada com uma duração média de 2h20 e no local de chegada tem-se uma vista privilegiada de serras e montanhas do município e cidades circunvizinhas como São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu, Baependi e Caxambu. O pico está dento da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Outro turismo de caminhada que pode ser feito no município é o trecho da Estrada Real. O tempo médio para a caminhada é de 4h20. Pertencendo ao Caminho Velho, com aproximadamente 39 km de percurso, possui histórico por ter sido rota de bandeirantes em busca de riquezas.
O município também proporciona à população e visitantes diversos eventos como o Carnaval Antecipado, um dos melhores da região; Semana Santa (apresentação Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo do Grupo Teatral São Francisco de Assis), coroação de Nossa Senhora da Conceição, feriado de Corpus Christi, Festas Juninas, Festa da Santa Casa (beneficente ao hospital da cidade) e a Festa da Padroeira.
A economia de Pouso Alto gira em torno do turismo, através das pousadas, localizadas principalmente na zona rural do município, dos restaurantes rústicos e lojinhas que oferecem delícias típicas, como queijos, embutidos e biscoitos de polvilho.
A padroeira da cidade é a Nossa Senhora da Conceição.
Pontos turísticos
Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – localizada no centro da cidade, em um dos pontos da Estrada Real, é iluminada à noite e proporciona uma bela paisagem; a igreja matriz foi edificada em 1832; além de outras imagens, obras preciosas e arte sacra, a igreja possui uma imagem da Nossa Senhora dos Remédio, padoreira de uma igreja em Caxambu, vinda de Portugal
Escadaria da Ladeira do Jaguar (Fórum – Paço Municipal) – a edificação que hoje abriga o Paço Municipal foi construída pelo Barão de Monte Verde em 1874; em 1952 o prédio foi totalmente restaurado, pertencendo à Prefeitura Municipal, e passou a receber o Fórum, que ficou ativo durante vários anos até ser transferido para o município de Sãop Lourenço
Trilha para o Pico do Rachada – visão privilegiada de serras e montanhas da cidade de Pouso Alto e das cidades vizinhas de São Lourenço, São Sebastião do Rio Verde, Itanhandu, Baependi, Caxambu; Com aproximadamente 2.000m de altitude. O pico está dentro da área do Parque Estadual da Serra do Papagaio; tempo de caminhada: 2:20h; nível de caminhada: pesada
Cachoeira do Coura – água em abundância, lindas quedas e um ótimo lugar para apreciar a natureza; tempo de caminhada: 30 minutos; nível de caminhada: leve
Cachoeira da Pedra Preta - três lindas cachoeiras situadas em propriedade privada (a 10km da cidade), com área de 350 hectares sendo 90% de mata nativa
Cachoeira (Bairro da Cachoeira) – água em abundância em temperatura agradável, uma piscina artificial com um espaço aberto para piquenique; localizada a 20km da cidade
Cachoeira do Buquerê - água em abundância em temperatura agradável, situada num agradável sítio de propriedade das irmãs Carvalho onde todos são recebidos com a típica hospitalidade mineira; localizada a 27km da cidade
Cachoeira dos Florentinos - cachoeira escondida pelas montanhas com piscina natural; localizada a 7km da cidade
Festas Religiosas
Folia de Reis – em janeiro
Semana Santa – em março ou abril
Coroação da Nossa Senhora da Conceição – em maio
Corpus Christi – em junho
Festa da padroeira N. Sra. da Conceição – em dezembro
Praça Desembargador Ribeiro da Luz |
Antigo Casarão |
Fórum (Paço Municipal) |
Igreja Matriz |
Sociedade Brasileira de Eubiose |
Escadaria da Ladeira do Jaguar |
Capela Nossa Sra. da Glória |
Pico do Rachado |
Cachoeirão do Bairro da Cachoeira |
Cachoeira do Preto Velho |
atualizado em novembro de 2014