02:19hs
Sexta Feira, 22 de Novembro de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1897
Regional
11/05/2017 16h56

24 cidades ficam sem atendimentos pelo Centro Viva

Serviço é interrompido devido à impasse entre municípios e governo estadual

Desde janeiro o Estado não repassa verba para manutenção da unidade

Desde a última segunda-feira (8) os serviços ofertados pelo Centro Viva Vida acontecem no prédio da Policlínica apenas aos moradores de São Lourenço. Na semana retrasada, a Prefeitura anunciou o fechamento do Centro Estadual de Atenção Especializada por falta de repasse de verbas do governo estadual.

Desde o início do ano, o município de São Lourenço está custeando os gastos de exames realizados no Centro Viva Vida às 24 cidades do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas. No último sábado (6) o Correio do Papagaio noticiou a suspensão dos atendimentos pela unidade aos municípios contemplados com os serviços.

O atual débito do governo estadual com São Lourenço está em torno de R$ 700 mil. Pelo contrato, o estado deveria repassar à cidade são-lourenciana R$ 322 mil a cada quatro meses. A prefeitura informou que até o momento não há previsão de quando o governo estadual irá regularizar o repasse de verbas.

Ainda de acordo com o governo Celia Cavalcanti (PR), as demais prefeituras do Consórcio não aceitaram a proposta de dividir os custos do Centro Viva Vida e, por isso, houve a necessidade de suspender os atendimentos para não comprometer ainda mais o orçamento da saúde municipal.

O Secretário de Saúde, Cid Pinheiro, destaca que o importante agora é priorizar o atendimento aos moradores da cidade. “Nosso investimento deve ser feito para o povo de São Lourenço, é para isso que trabalhamos arduamente”, completou.

A população de São Lourenço utilizava 33% do serviço do Centro Viva Vida, quando as cidades vizinhas correspondiam a mais  de 60% do total de uso. De janeiro a abril deste ano, foram realizados mais de 2.500 atendimentos.

Cidades que fazem parte do Consórcio: São Lourenço, Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carmo de Minas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio verde, Cristina, Cruzília, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Minduri, Olímpio Noronha, Passa Quatro, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Virgínia.

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br