06:14hs
Terça Feira, 16 de Julho de 2024

Leia nossas últimas edições

Leia agora o Correio do Papagaio - Edição 1865
Regional
27/01/2011 11h43

Anastasia envia secretário à Brasília para solicitar recursos para vítimas das chuvas

Secretário de Transportes e Obras oficializa solicitação do governador Anastasia junto ao Ministério da Integração Nacional e DNIT

O secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, reuniu-se na quarta-feira (19/01), em Brasília, com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, e com o diretor-geral do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luiz Antonio Pagot.


Durante o encontro, Melles entregou ofício do governador Antonio Anastasia, reiterando o pedido do Governo de Minas à União, solicitando recursos da ordem de R$ 250 milhões para atender às demandas emergenciais dos municípios mineiros atingidos pelas chuvas.


De acordo com o secretário, o valor será empregado na recuperação de estradas municipais e estaduais, reconstrução de pontes, desassoreamento e dragagem de rios, construção e reforma de casas danificadas, instalação de bueiros, pontilhões e pavimentação asfáltica urbana.


Ainda segundo Melles, a liberação dos recursos obedecerá a critérios de prioridade e emergência. “A força tarefa criada pelo Governador Anastasia vai auxiliar as prefeituras no cumprimento dos procedimentos necessários à liberação, já na próxima segunda-feira teremos a primeira reunião”, enfatizou o secretário, destacando que a força tarefa composta pelo governador é formada pela Secretarias de Transportes (SETOP, DER, DEOP), Saúde, Agricultura (pela Ruralminas), Gabinete Militar/Defesa Civil, BDMG, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cemig, Copasa e Servas.


“Temos 84 municípios que decretaram situação de emergência, 44 já homologados pela Defesa Civil, outros estão em fase de análise. É importante que as prefeituras providenciem dados técnicos e fotos para compor a documentação e obter a homologação”, lembra o secretário.


Desde o início das fortes chuvas que atingiram Minas, o governador mobilizou equipes e está vistoriando pessoalmente os municípios. Anastasia já esteve duas vezes no Sul de Minas nas últimas duas semanas, sempre acompanhado por Melles – que já esteve também nas regiões do Vale do Aço, Vale do Rio Doce e Zona da Mata norte.


“Fizemos com que a ajuda humanitária chegasse às populações atingidas, agora estamos em um esforço conjunto para a recuperação dos estragos, mas precisamos buscar ações de prevenção. Além de não trazer sofrimento, para cada dólar investido em prevenção, economiza-se 8 dólares em recuperação”, diz Melles, citando dados da ONU.


O secretario ressaltou ainda que a pavimentação de 219 trechos no programa Proacesse, outros milhares de quilômetros recuperados no Pro-MG, e agora o novo programa Caminhos de Minas que vai pavimentar outros 297 trechos, são exemplos concretos de ações preventivas, garantindo trafegabilidade e segurança em uma extensão grande, onde antes era intransitável com fortes chuvas.

 

(Fonte: Ascom Setop)

PUBLICIDADES
SIGA-NOS
CONTATO
Telefone: (35) 99965-4038
E-mail: comercial@correiodopapagaio.com.br