Estudantes de cursos técnicos do ensino médio e tecnológicos do ensino superior poderão inscrever projetos que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico de suas comunidades e concorrer ao Prêmio Técnico Empreendedor. As inscrições vão até 31 de agosto e mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-570-0800.
Para concorrer, os alunos deverão formar equipes com, no máximo, três participantes e escolher entre os temas inclusão social, cooperativismo ou tema livre, nas categorias técnico (ensino médio) e tecnólogo (ensino superior). As ideias de negócio devem ser inovadoras, trazer benefícios para o meio ambiente e possuir viabilidade financeira e social.
A disputa será dividida em duas etapas. Na etapa estadual, a equipe e o professor orientador que inscreverem a melhor idéia de negócio receberão R$ 2 mil. Na fase nacional, os três melhores projetos serão premiados. A equipe vencedora receberá R$ 8 mil.
Mineiros vencedores
Ano passado, Minas Gerais conquistou dois terceiros lugares da categoria Tecnólogo, tema livre e associativismo. Os estudantes do curso de gestão ambiental da Universidade Federal de Viçosa (Campus de Florestal), João Lima, Fernando Batista e Rafael Oliveira criaram o projeto Equipamentos para obtenção do ácido pirolenhoso e sua aplicabilidade.
Outra idéia de negócio, denominada Cooperativa dos Produtores de Óleo Essencial do Vetiver, realizada pelos alunos Michender Pereira e Rafael Lacerda Cobra, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, da cidade de Inconfidentes, foi premiada no tema associativismo.
(fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae-MG)